A importância do Treinamento e Desenvolvimento de pessoas na Hotelaria

Tanto no segmento do Turismo, quanto no segmento da hotelaria, um dos mais importantes elementos para a qualidade dos serviços prestados é a gestão de pessoas, principalmente no que se refere a treinamentos e desenvolvimentos de colaboradores. Por isso, a qualificação e as características da mão-de- obra empregada são elementos fundamentais para um bom desempenho dos meios de hospedagem do Brasil. O treinamento e desenvolvimento são os itens principais em programas de qualidade executados na hotelaria. Então, faz-se necessário que os colaboradores tenham treinamento para aumentar a qualidade do serviço e sua satisfação dentro da organização, e, todavia, estes profissionais precisam ser multifuncionais para poderem atender a qualquer solicitação do hóspede e saberem resolver problemas.

Atualmente, pode-se afirmar que os hotéis e empreendimentos de hospedagem são a base da cadeia do turismo e sua importância não está atrelada apenas à compreensão do estabelecimento ser um ponto de apoio para que o cliente descanse, vai além do ato de hospedar, os hotéis são fortes agentes em favor da promoção dos destinos turísticos, do estímulo à circulação de pessoas e à realização de eventos, muitas vezes, participando ativamente na criação de oportunidades para que o turismo aconteça, tudo isso, por meio de profissionais marcados pela boa vontade e sorriso no rosto, que trabalham duro para que o momento de descanso, lazer e até mesmo de negócio dos seus clientes, seja o melhor possível, como afirma a ABIH – Associação Brasileira de Indústria de Hotéis.

Algumas regiões do Brasil têm percebido a forte potencialidade do Turismo Rural. Em Pernambuco. O turismo rural vem sendo desenvolvido há aproximadamente 20 anos, e é relevante o crescimento do número de estabelecimentos de meios de hospedagem que está incorporando atividades turísticas em suas rotinas e, assim, estimulando esse mercado e também viabilizando este tipo específico de turismo em todo o estado.

Partindo sobre o conceito de Turismo Rural, que é a atividade turística desenvolvida no meio rural, comprometida com a produção agrícola e com o desenvolvimento local, onde podemos afirmar que sua demanda é bastante específica, sendo esta característica primordial, para que os gestores da hotelaria tenham a preocupação em treinar os colaboradores envolvidos nos diversos processos deste tipo de turismo, para que assim, estejam totalmente engajados e preparados para desenvolverem as funções a eles incumbidas. Contudo, o treinamento e desenvolvimento de colaboradores está diretamente ligada à arte do bem receber, ou seja, da hospitalidade oferecida aos clientes, e torna-se indispensável para a hotelaria, considerando que o tratamento recebido pelo cliente/hóspede é, em grande parte o gerador de uma imagem positiva ou negativa do meio de hospedagem, da cidade, ou mesmo de uma região.

Manuela Gomes Bacharel em Turismo. MBA em Gestão de Pessoas. Diretora da MGTur Treinamentos e Consultoria.

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