A Satisfação do Cliente no Varejo – Qual o motivo do cliente estar satisfeito e voltar a comprar em uma empresa?

O varejo tem uma missão: entregar produtos e serviços aos consumidores finais. Neste sentido, o atendimento passou a ser a melhor referência das empresas que lidam diretamente com os consumidores. Nos diversos negócios, e mesmo nos canais online ou venda direta, o atendimento tem sido o diferencial. Mas será que o tratamento oferecido tem suprido as necessidades e desejos dos consumidores?

O cliente está mais bem informado e com mais opções de compras, assim está mais exigente buscando as organiza- ções que realmente geram valor para ele. Além dos produtos e serviços de qualidade e preço justo, o cliente quer atenção às suas expectativas no atendimento, do início ao fim.

A satisfação está ligada ao suprimento das necessidades, desejos e expectativas. Para sentir-se bem atendido, o cliente prefere um acolhimento gentil e ajuda às suas demandas.

Existem empresas que buscam entender as diversas necessidades dos consumidores. Por exemplo, uma loja de roupas não vende apenas vestuário, mas também, moda, beleza, conforto, estilo, entre outras especialidades de acordo com os desejos dos clientes.

Outras expectativas podem também ser supridas no ambiente de uma loja física, como: um local agradável e confortável; oferecer biscoitos, café, água, banheiro; além de uma escuta atenta por parte do atendente; apoio na sua escolha; também opções para pagamento, políticas de troca ou assistência no pós-venda.

Mas, afinal, o que seria um atendimento satisfatório? Atender às necessidades do cliente é o básico, pode ser encontrado facilmente. Para gerar um diferencial competitivo é indicado entender os desejos para suprir as expectativas com um excelente atendimento.

As pessoas envolvidas, desde os atendentes e vendedores, as demais funções de suporte interno e os gestores, precisam desenvolver a empatia para priorizar as relações com o cliente. O “colocar-se no lugar” do cliente compreendendo suas vontades possibilita aperfeiçoar constantemente a forma de atender.

Um atendimento satisfatório depende de profissionais competentes, de trabalho em equipe e principalmente da visão dos gestores em agregar serviços ao seu negócio. A empresa também pode realizar uma pesquisa de satisfação com seu público, para entender melhor o cliente e ajudar nas decisões. Sendo assim, é possível aumentar consideravelmente seus resultados em fidelização e conquista de novos clientes.

Cátia Maciel –  Consultora em Gestão pela Estratégias & Resultados, Administradora, especializada em gestão empresarial, gestão de pessoas e gestão do conhecimento.

Be the first to comment on "A Satisfação do Cliente no Varejo – Qual o motivo do cliente estar satisfeito e voltar a comprar em uma empresa?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*