Ações e escolhas assertivas são decisões que fazem a diferença

Hoje, muito se fala sobre Fast Fashion, ready to wear e Slow Fashion. Mas afinal, qual das três será a melhor opção para o seu negócio? E quanto à moda temporal e atemporal? Nessas horas dá até um nó na cabeça, não é mesmo? Pois é, eu acredito que, antes de tudo é coerente ter algumas informações em mãos para que não haja dúvidas quando for estruturar o seu negócio e ou novas campanhas. A melhor opção, com certeza, será aquela baseada em seu estudo de viabilidade e para qual público e mercado você está dirigindo o seu produto.

E agora? Como assim meu estudo de viabilidade e para qual público e mercado meu produto se encaixa? Em torno de 85% das empresas do mercado não sabem ao certo qual seu foco. Para reflexão, onde o seu negócio se encaixa? Nos 85% ou nos 15%?

Para simplificar as coisas, usarei uma analogia que gosto muito: Pense que o mercado é o “terreno” a ser mapeado, seu projeto é o “mapa” a ser feito, seu negócio é o “equipamento de GPS” (que faz leituras e funciona a partir de dados e mapas), seu objetivo é o “endereço final” e seu plano de ação é a “rota”. Tomando como exemplo, você viaja para o Rio de Janeiro e está no bairro Botafogo querendo ir para o bairro Copacabana, porém, por algum erro o seu GPS está utilizando o mapa de São Paulo. Eu te pergunto, quando você chegará a Copacabana?

É isso que acontece com os negócios quando não fazemos a leitura do “terreno” corretamente e, como consequência, nós acabamos produzindo e usando o “mapa” errado, o que fará com que o “equipamento de GPS” dificilmente consiga te levar até o “endereço final”. Por isso, acredito que para desenvolver um “mapa” com precisão é importante:

• Conhecer bem o “terreno”.

• Saber escrever e instalar o “mapa” no “equipamento de GPS”.

• Calibrar tudo para funcionar com assertividade.

Para isso, separei algumas ferramentas que utilizo muito nos cursos, palestras e consultorias em todo Brasil. Acredito que irão te auxiliar em muito na construção e ou afinação de seus projetos.

Círculo Dourado (ferramenta para desenvolver novos negócios e produtos).

Mapa da empatia (ferramenta para entender melhor quem é o seu público alvo, mercado e nicho).

AIDA (ferramenta para aumentar a conexão, engajamento e conversão em vendas).

Modelagem Interdependente (ferramenta pra sincronizar o desejo do comprador, a demanda de mercado e os seus canais de venda).

Canvas (ferramenta para projetar novos negócios).

I.C.L (ferramenta para aumentar a conversão de desejo em compras).

Além dessas ferramentas, sei que muitas outras são importantíssimas para se alcançar a alta performance e gerar super resultados. Não vou conseguir listar todas aqui, então pontuei as que serão mais fáceis de achar na internet. Caso queiram podem também entrar em contato diretamente comigo.

Retomemos, então, ao assunto de qual moda e tendência escolher. Depois de coletar todas essas informações e com as pesquisas em mãos, você estará mais apto a escolher qual caminho seguir para chegar até o seu objetivo. Para encerrar com chave de ouro, quero deixar com vocês outras informações valiosas. Além do que já foi falado acima, não podemos nos esquecer da neurociência e A.I(Inteligência artificial) que, quando combinados, conseguem fazer a leitura de padrões e hábitos dos seres humanos decodificando-os em “preferências em comum” ou “hereditariedade social”, ou seja, o que a população mais gosta.

Segue alguns dados que tenho certeza que serão muito relevantes para suas próximas iniciativas e coleções: Volume de venda de vestuário por tipo de peça: 45% do volume de venda estão concentrados em vestidos. 21% do volume de venda estão concentrados em blusas e camisetas. 34% do volume de venda estão concentrados nos demais tipos de peças. 90% da nossa comunicação é visual. As mulheres decidem compras por impulso visual na média de 5 segundos. Os homens decidem compra por impulso visual na média de 10 segundos. 5 segundos é o tempo médio para lojistas fisgarem o interesse por uma peça exposta em uma vitrine de loja física.

Agora eu te faço uma pergunta, este artigo foi útil para você? Caso sim, não deixe de apresentar para outras pessoas a revista Moda & Negócios e disseminar o conhecimento para o próximo. Nosso país depende de nós, moradores do Brasil, trabalhando em conjunto e de forma interdependente. A cooperação faz parte da força motriz capaz de modificar tudo para melhor.

Pedro Dupláa S. Ferreira

Empresário Internacional Coach Integral Sistêmico

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