Brechós e a moda do consumo consciente.

Nos últimos tempos tem se discutido muito sobre sustentabilidade e consumo consciente com a moda não seria diferente. Isso é refletido no número crescente de brechós por nosso país e das empresas que se preocupam com o processo de fabricação mais sustentável.

Como é de conhecimento de todos o aquecimento global, a pobreza e a desigualdade social, assim como o aumento da população e a maneira descontrolada como os recursos naturais vem sendo utilizados para a produção de novos produtos, são cada vez mais impactantes no planeta (CARVALHO, 2010).  No dia 29/07/2019 o Planeta Terra atingiu o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Isso significa que, a partir de agora, todos os recursos usados para a sobrevivência (água, mineração, extração de petróleo, consumo de animais, plantio de alimentos com esgotamento do solo, entre outros pontos) entrarão em uma espécie de “crédito negativo” para a humanidade. Com base nessas informações temos que rever a forma como consumimos para que possamos reverter essa situação e ter uma melhor relação com o meio ambiente.

 A moda é cíclica e isso faz com que os brechós sejam um empreendimento bastante atrativo para lojistas e consumidores, pois eles são um verdadeiro exemplo de negócio sustentável. Além disso, esse tipo de comercio pode abranger um público grande e bem diversificado, que compreende jovens, adultos e idosos, atendendo todas as classes sociais, com interesses que variam desde a busca por um produto com preço baixo, até um produto diferenciado, raro e com bastante personalidade.

Os brechós se apresentam como uma possibilidade de prolongamento do ciclo de vida dos produtos, de redução do descarte prematuro, do acúmulo de lixo, e além de tudo, surge como modernidade de consumo consciente, estilo inovador e contemporâneo no mundo da moda. Além de ser uma boa opção para se encontrar uma peça única, que carrega uma história e um significado.

Aqui é Caruaru – PE, tem crescido o número de brechós e os mesmos tem tido uma boa aceitação da população.

Montei algumas propostas de looks com peças do Mania Frufru Brechó:

Fotografia: Juelayne Gondim

Modelo: Iraneide Cavalcanti

Peças: Mania Frufu Brechó e acervo pessoal.

Be the first to comment on "Brechós e a moda do consumo consciente."

Leave a comment

Your email address will not be published.


*