Colégio Diocesano de Caruaru Implanta 1ª Sala Google do Interior de Pernambuco

O Colégio Diocesano de Caruaru inaugurou, no dia 25 de setembro, a 1ª Sala Google do interior de Pernambuco. Trata-se de um ambiente totalmente diferenciado para oferecer uma nova experiencial educacional, através do Projeto Google for Education, cuja metodologia coloca o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Na Sala Google, os estudantes terão acesso a todas as aplicações da Google e às aplicações GSuite for Education, que, entre muitas vantagens, são livres de propaganda, possuem armazenamento ilimitado na nuvem e acesso a dezenas de aplicações como Google Sala de Aula, que virtualiza todos os conteúdos e dinâmicas de sala de aula do colégio. A Sala Google dispõe de 50 Chromebooks (notebooks com sistema operacional Google que funcionam na nuvem). “Isso permite que todos os alunos tenham um computador virtual acessível em poucos segundos onde exista um dispositivo e uma conexão, no Colégio ou em casa. Toda a informação e processamento são executados remotamente na nuvem, permitindo acesso rápido, flexível e em segurança de toda a informação”, explica o coordenador de TI do Diocesano, Vasco Lopes.

A implantação da sala contou com a consultoria da Ensinar Tecnologia, uma empresa de tecnologia educacional que é um dos oito parceiros da Google no Brasil. “Não é apenas uma marca, é um processo que permite e facilita um envolvimento e uma participação maior dos alunos que já usam bastante a tecnologia no seu dia a dia, no entanto, pouco é usado para melhoria e a facilidade do seu aprendizado. Então vamos fortalecer este uso, fazendo com que o aluno também utilize as ferramentas de forma mais produtiva, que acrescente no seu aprendizado, tornando-o mais participativo e engajado com as atividades escolares, facilitando a comunicação com os seus professores e também fortalecendo o desenvolvimento de trabalhos colaborativos e interdisciplinares”, analisa a gerente de Educação da Ensinar Tecnologia, Renata Andrade.

Contando com conexão wifi de banda larga disponível para mais de 100 dispositivos móveis e uma Smart TV de 65 polegadas, onde todos os dispositivos podem ser espelhados através da rede wifi da sala ou pela tecnologia Chromecast Google, a Sala Google do Diocesano pretende oferecer experiências únicas para a aprendizagem. “Consideramos o projeto como o desenvolvimento e implantação de uma metodologia de ensino diferenciada e inovadora. Com a Sala Google, os estudantes poderão ter aulas diferenciadas, reforçando o conteúdo de forma mais lúdica e participativa, envolvendo e aproximando mais os alunos das atividades de sala de aula e extraclasse, e, consequentemente, melhorando o aprendizado”, afirma a coordenadora de Inovação da Ensinar Tecnologia, Carolina Paiva.

Dois professores do Colégio Diocesano de Caruaru já possuem certificação através de um programa global que comprova a proficiência do docente na Plataforma Google e outros dois já estão em processo de certificação. Atualmente, existem mais de 500 salas virtuais configuradas para projetar o Diocesano em atividades online e dar suporte virtual a todos os alunos que participem dessas atividades.

Mais uma vez, o Colégio Diocesano de Caruaru reforça a sua marca de ser uma instituição de ensino tradicionalmente inovadora. “Não resta nenhuma dúvida de que a tecnologia é, hoje, uma ferramenta importantíssima para a aprendizagem. E a Sala Google vem colocar o Diocesano como um Colégio de vanguarda, voltado para a educação do futuro”, afirma o diretor geral do Colégio Diocesano de Caruaru, Monsenhor Olivaldo Pereira.

Be the first to comment on "Colégio Diocesano de Caruaru Implanta 1ª Sala Google do Interior de Pernambuco"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*