Como você se sente hoje?

Estamos vivendo, pela primeira vez em séculos, uma pandemia. O mundo se conecta com um mal que atinge a todos e gera sintomas como pânico e depressão, como consequência da presença da morte, em proporções mundiais, atingindo a qualquer, um sem fronteiras.
Você já sentiu os efeitos emocionais do surgimento do Coronavírus em você?

Eu sou uma terapeuta que se dedica, há anos, a tratar sintomas e reações nas pessoas, que as impedem de serem felizes, realizando seus desejos e sonhos, simplesmente, por não se sentirem capazes, nem merecedoras. Muitas dessas pessoas sentem-se muito culpadas ou se percebem como vítimas, o que dificulta olhar para a solução.

Um jovem perguntou a um homem velho como poderia se livrar do medo. O sábio homem lhe mandou correr sem parar, para ficar longe de tudo que poderia lhe deixar com medo. O jovem deu a volta ao mundo e, ao retornar, foi procurar o velho homem e o encontrando lhe disse que estava ainda mais assustado; contou que viu e ouviu coisas que o deixaram tão inseguro que já não conseguia ter paz. Então o mestre lhe disse: mandei você correr para que aprendesse que não importa onde você vá, se não descobrir como olhar de frente para o medo, compreender o que ele significa, até hoje, e juntar recursos para superá-lo, não importará aonde você vá.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) dispõe de dados alarmantes sobre o efeito que estados de guerra causam no comportamento das pessoas. Os Estados Unidos gastam milhões de dólares com seus veteranos de guerra (pessoas traumatizadas que não conseguem mais interagir socialmente devido as sequelas do medo de morrer e dos horrores a que foram expostos).

A Constelação familiar sistêmica é um recurso, não apenas para superar sentimentos e sintomas originados pelo medo, mas contribuir para a expansão de consciência de tudo que envolve a dor e o sofrimento e lançar uma luz sobre as soluções.

Como você se sente diante da ameaça de um
vírus que já levou à morte milhares de pessoas?

( ) impaciente e ansioso(a)?
( ) com raiva do vírus e até de se mesmo(a)?
( ) sente medo de ver alguém que ama morrer?
( ) sente culpa ou impotência por não poder fazer nada?
( ) angústia e falta de sono com tanta incerteza do amanhã?
( ) nenhuma dessas alternativas. Eu sinto:

________________________________________

________________________________________

A Constelação Familiar Sistêmica é a ciência dos relacionamentos, que olha para o todo e amplia a visão do que as partes envolvidas representam e como liberar os emaranhados que se formaram para que os envolvidos possam seguir com possibilidades de escolhas, restabelecendo a força pessoal e também a força coletiva. Pois, entende que sintomas são alertas para serem incluídos e não ignorados ou camuflados com doses de remédios que sozinhos só mascaram o problema.

O desafio agora é vencer a desinformação e o preconceito sobre os efeitos causado às emoções, que impossibilitam de muitos se beneficiarem com a resolução de seus conflitos gerados pela incompreensão de si mesmos e das questões à sua volta. Pois, no fundo, somos todos um, indivisíveis e muito mais que traumas e medos.

A ajuda psicológica na intervenção terapêutica, seja ela presencial ou, cada vez mais, de forma online, tem ampliado o conforto as enfermidades surgidas, depois da ameaça à vida e do forçado estado de quarentena.

As questões como insegurança e incerteza são geradoras de sintomas físicos e comportamentais, que somados à necessidade de tomar novas decisões e mudar hábitos vão necessitar de suporte!

Terapeutas e terapias são aliados nessas fases, pois, como o vírus, as questões emocionais são invisíveis aos olhos e bem mais sutis e requerem uma atenção especial, em momentos de crise e na prevenção delas.

Espero ter contribuído para que, preventivamente e efetivamente, você possa ter compreendido a importância do cuidado com o aspecto emocional e saiba procurar ajuda, como tratamento ou prevenção nesses tempos de pandemia e para toda a vida.
Um afetuoso abraço!

Shirley Freitas do Carmo
Psicóloga, Trainner em Programação Neurolinguística (Pnl), Consteladora Sistêmica e Thetahealing.
shirleyconstela@hotmail.com
81 99555.1309

Be the first to comment on "Como você se sente hoje?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*