Conflitos Internos nas Empresas

Existe muito conflito na empresa porque as pessoas esquecem que estão no mesmo barco, que o sucesso ou fracasso da empresa reflete no sucesso ou o fracasso de cada colaborador.

As pessoas costumam pagar agressividade com agressividade, achando que ser “seguro”, que ter “personalidade”, é responder “à altura”, mas isso só aumenta o conflito. Agressividade se paga com diálogo, com inteligência. O importante é conseguir conduzir situações conflituosas até você atingir o resultado que você precisa, e a melhor maneira de conseguir isso é com diálogo com foco no resultado.

É bom saber que estamos todos no mesmo barco, que o diálogo com foco no resultado torna mais fácil ouvir e reagir a qualquer tipo de atitude e comportamento conflituoso das pessoas, a lidar com o conflito de ideias, a evitar erros de comunicação que gerem a “rádio corredor”.

O diálogo com foco no resultado torna mais fácil ouvir e reagir a qualquer tipo de atitude e comportamento conflituoso das pessoas, mesmo as mais agressivas. Você vai ver que a escolha das palavras e a forma como você as utiliza é fundamental para uma comunicação sadia e sem conflitos. A espada vence e a palavra convence. Se você não tem espada use melhor a palavra para alcançar o resultado desejado, apesar dos conflitos do caminho.

Se o barco afundar, você vai junto!

É importante a colaboração e o comprometimento no resultado final da empresa. Departamentos distintos de uma empresa, dependem ou precisam um do outro para os resultados serem alcançados.

Como Lidar com Conflitos de Ideias

Ideias jamais são opostas, o que se opõe são personalidades. Ideias se complementam, se ampliam, se ajudam. Uma ideia sozinha definha, pois não tem a outra para procriar a ação. Uma ideia sozinha pensa que é unânime, mas é pobre, é solitária, é fraca, é estéril, pois não conseguiu fazer com que outra ideia aparecesse. Uma ideia precisa de outra e ambas precisam do diálogo, da disposição, do entendimento. 

Luiz Carlos Costa

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