Conheça o seu tipo de pele

O passo a passo para higienizar.

Etapa 1: limpeza Faça uma limpeza facial sem agredir ou ressecar a pele. É preciso que o sabonete ou gel específico para limpeza tenha ativos para remover impurezas, como restos de maquiagem e poluição. Lave bem o rosto com água fria e seque.

Etapa 2: tonificação A função do tônico é equilibrar o PH da pele. Ele também remove sujeiras que não foram totalmente retiradas na primeira etapa. Deve ser usado todos os dias de manhã e antes de dormir.

Etapa 3: esfoliação Deve ser feita uma vez por semana. O objetivo é remover as células mortas e desobstruir os poros, além de amenizar os incômodos cravos.

Etapa 4: hidratação É importante para devolver a umidade ao rosto. Evita o ressecamento causado por raios solares, vento e poluição. Dá proteção à pele e a deixar macia e saudável. Esta etapa precisa ser feita todos os dias após a esfoliação ou tonificação.

Etapa 5: proteção solar Obrigatória todos os dias. Protege do sol e consequentemente do envelhecimento precoce. Também evita a flacidez e sinais de rugas. O fator de proteção deve ser acima de 15 e respeitar o seu tipo de pele.

CONHEÇA O SEU TIPO DE PELE E SAIBA QUAL PRODUTO USAR.

Pele oleosa

Ela é brilhante, poros dilatados e visíveis. É possível perceber concentração de brilho na zona T (Testa, nariz e queixo) e em algumas pessoas nas bochechas. A pele oleosa possui em mé- dia 1.200 glândulas sebáceas por cm². Tendência a cravos e acnes.(use produtos oil-free, livre de óleo e gordura na composição, prefira produtos em gel e evite sabonetes hidratantes)

Pele Oleosa-mista

Sua aparência brilhante e oleosa não chega a cobrir todo o rosto, mas é bastante significativa na zona T (Testa, nariz e queixo). (Continua valendo os mesmos produtos para pele oleosa)

Pele Mista

Essa é a pele típica das brasileiras, oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e seca na área dos olhos e pescoço. Possui em média 800 glândulas sebáceas por cm².

(o que vai na pele mista? Nem muito gel e nem muito cremoso, o meio termo são as formulações líquidas, sabonete líquido facial com hidratante é uma boa opção, use o tônico na zona T, e se quiser usar um hidratante, pode usar em todo o rosto).

Pele Mista-seca

Ela é boa em quase todo o rosto, mas é o contrário da mista-oleosa, a mista seca, ela tende a desidratar na Zona T, onde você percebe que seu nariz, queixo e testa ficam despelando. (pode usar produtos com hidratantes, desde o sabonete facial até a base de maquiagem, não é aconselhável usar produtos adstringentes).

Pele Seca

Ela é fina, transparente, sem brilho e tende a descamar principalmente no inverno, costuma ter vasinhos rompidos no canto do nariz e os lábios ficam com rachaduras. (Use produtos hidratantes sem medo, principalmente no inverso, assim você estará mais protegido).

Pele sensível ou alérgica

Não existe uma pele constantemente sensível ou alérgica, o que ocorre são estados temporários: ora uma pele pode estar sensível por razões hormonais, ora alérgica em função de um determinado componente agressor, mas nunca de forma permanente.

(Muita gente confunde quem está com uma alergia passageira com pessoas atópicas, isto é, que possuem doenças relacionadas à pele e ao aparelho respiratório, como alergias, rinites, bronquites que requerem cuidados especiais. Se você imagina ser Alérgico(a) ou se queixa de sensibilidade na pele, o seu endereço antes de comprar qualquer produto é o DERMATOLOGISTA.

Karin Charro Maquiadora e instrutora de Automaquiagem e cosmetologia aplicada à maquiagem.

Be the first to comment on "Conheça o seu tipo de pele"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*