Consultoria Empresarial – Dicas para identificar o consultor ideal para a realidade de sua empresa

Necessariamente precisamos contratar um consultor quando a empresa vai mal? Não. Poderá ser até melhor se sua empresa estiver disciplinada e estruturada.

Muitas vezes, só atentamos a necessidade de contratar um consultor em momentos difíceis da empresa, momentos estes que podem atrapalhar o andamento dos processos ou até mesmo a implantação de sugestões. Devemos ter uma visão mais ampla para identificar o momento certo da contratação do serviço.

Além da importância em identificar o consultor ideal, a empresa deverá buscar um profissional ético, que tenha bom senso em assumir quando não puder contribuir com a empresa contratante.

DICAS IMPORTANTES:

• Saber que o consultor é um facilitador e não executor das mudanças. O ideal é que a empresa contratante saiba estudar, aprender e executar as melhorias sugeridas;

• Ter preparo suficiente e firmeza para questionar os porquês e razões pela qual o consultor está dando relevância aos pontos apresentados. Ele nem sempre é o dono da verdade, portanto, o contratante deve buscar os conhecimentos necessários para as tomadas de decisões;

• Reconhecer realmente os pontos fracos, pontos de melhoria para potencializar as oportunidades e equilibrando as certezas de hoje com as incertezas do amanhã;

• Busque nos primeiros contatos afim de adquirir a confiança necessária para o início da relação de trabalho, caso isso não ocorra, poderá ser construído durante o período de consultoria;

• Busque informações sobre a empresa ou profissional que está contratando. Integridade, experiências e histórico de clientes atendidos podem nortear uma contratação assertiva.

Diálogo, ética, confiança, análises, planejamento, inovação, endomarketing, criatividade e resultado são palavras indispensáveis nos processos de consultoria. Considere a Consultoria Empresarial como um período de interação junto a um agente externo que auxiliará nas tomadas de decisões, entretanto, o controle das ações será sempre da empresa.

Referências: Rebouças, Djalma, Manual de Consultoria Empresarial. Editora Atlas S.A, 2011.

Leonardo Oliveira Bel. em Administração de Empresas – FAFICA. Pós-Graduando – MBA Internacional em Gestão e Marketing UNIFAVIP/DeVry.

Be the first to comment on "Consultoria Empresarial – Dicas para identificar o consultor ideal para a realidade de sua empresa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*