Custos Fixos x Custos Variáveis

Reduzir drasticamente os custos não é fácil e pode não ser a melhor solução. A questão é reduzir e mesmo assim tornar a empresa mais forte, leve, ágil e competitiva, nos bons e, principalmente, nos maus tempos, que é o que mais temos na economia. Reduzir custos com inteligência exige que a empresa aprenda a substituir custos fixos por variáveis, a cortar ao máximo os custos não estratégicos para investir mais nos custos estratégicos, a usar a técnica para dificultar ao máximo o atendimento de qualquer pedido interno que gere custos para a empresa, a remunerar as pessoas pelo regime meritocrático e muito mais. as práticas das empresas mais competitivas do mercado e que podem ser utilizadas aí na sua empresa.

A Empresa Enxuta

Você sabe qual é o maior gargalo de qualquer empresa na hora da crise? O custo fixo. Quanto menor, mais fácil vencer a crise. Quando maior, mais difícil. Obsessão por Cortar Custos Para aumentar o lucro você tem que ser obsessivo, fanático por cortar custos. Pra isso, é preciso aprender uma técnica simples de separação do que é custo estratégico e não estratégico. Isso porque se a sua empresa investir mais do que os concorrentes nos custos estratégicos e cortar o máximo de custos não estratégicos, terá a melhor fórmula para competir e vencer. Além disso, você ainda precisa aprender como beneficiar os colaboradores para que eles sejam os mais obsessivos em cortar custos e eliminar da empresa tudo que diminua o lucro.

Empresa Austera

Fazer uma empresa sobreviver é um somatório de coisas: estratégia, grau de preparo e conhecimento dos líderes e liderados, modelo de gestão, capacidade de inovar, dos comportamentos e atitudes dos colaboradores, etc. Mas, tem uma característica que é imprescindível em momentos de crise, que são mais comuns nos dias de hoje que nas calmarias: a austeridade. Melhor, técnicas e cultura de austeridade. Cultura porque a austeridade não é para ser aplicada pontualmente no tempo ou para um grupo de pessoas, mas para todas as situações e por todos os colaboradores. Todos têm que agir e se comportar sabendo que a empresa tem um “espírito” austero. E técnicas porque você ficará conhecendo onde e como aplicar o conceito para a sua empresa ficar enxuta e leve para passar por qualquer situação.

 Empresas Preparadas Crescem Mesmo no Caos

 Na época das vacas gordas as empresas acham que têm vida eterna, mas não têm. Também não é verdade que em épocas de incerteza, turbulência e caos as empresas podem fazer pouco para o seu crescimento, que o máximo que conseguem fazer é sobreviver. Muitas empresas crescem mesmo no caos e a palavra-chave para evitar a crise e prosperar é PREPARAÇÃO. Preparação é o que você faz antes do problema acontecer e que funciona como uma vacina. Se a crise chegar não te pega, pelo contrário, pega o seu concorrente mas você fica mais forte. Só que não tem milagre, estar preparado é um problema de gestão. Por isso as melhores práticas das empresas mais competitivas do mercado devem ser usadas na sua empresa

Be the first to comment on "Custos Fixos x Custos Variáveis"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*