Design de Moda – Como será o processo criativo de amanhã?

É com modelagens e estruturas construtivas esgotadas que construímos a moda de hoje. O recurso poderoso que nos resta é o desenho de superfície.

80% do valor dos produtos atuais são fundamentalmente cor e imagem. O terceiro elemento importante do valor do produto de Moda, a modelagem, tem um peso menor em relação aos seus pares cor e imagem. No geral, os 20% correspondentes à materialidade do produto industrial, está em declínio. Nos produtos de Moda, o valor do conjunto Imagem, Cor e Modelagem é próximo de 90%.

A Inteligência artificial reestruturou a pesquisa de mercado e hoje é o meio viável, barato e rápido para sondar o comprador e indicar o valor dos produtos que podem ser levados a ele.

Os meios de resistência da indústria de hoje e de amanhã se encontram nas ferramentas da inteligência artificial. Somente a rede neuro -artificial de cognição e aprendizado tem a velocidade necessária ao cumprimento da trilogia do mercado da era digital:

Captação ultrarrápida de Informação útil;

Transformação ultrarrápida da Informação útil em Produto adequado em valor e volume;

Devolução ultrarrápida da Informação consolidada em produtos e volumes exatos às demandas do Mercado.

Neste quadro, as oportunidades reais de distinção dos produtos estéticos continuam as mesmas: Não há atração e desejo onde não há Beleza. As chances de sucesso de vendas acertadas são muito menores para as empresas que não detém recursos de Inteligência Artificial, e menos ainda, para aquelas que não conseguem Beleza, Identidade e Tecnologia a seus produtos.

Criar e dar funcionalidade à Beleza é a missão do Designer. A velocidade do presente e a hipervelocidade do futuro irão obrigatoriamente alterar as estruturas dos sistemas industriais.

Na Moda o Estilo deve ser repensado como parte da Inteligência de Mercado. Se 80% do valor do produto de hoje é Design, a Pesquisa, Estilo, Desenho e Desenvolvimento devem se fundir sob um mesmo teto denominado como Inteligência de Mercado.

Pedro Dupláa S. Ferreira

Empresário Internacional – Coach Integral Sistêmico

Be the first to comment on "Design de Moda – Como será o processo criativo de amanhã?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*