Diabetes mellitus – Como a alimentação pode ajudar na prevenção?

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente no Brasil, existe mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a diabetes, representando cerca de 6,9% e esse número vem crescendo.

A diabetes é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura. Ela é causada pela falta e/ ou incapacidade da insulina exercer sua função de carregar a glicose (açúcar) para dentro da célula, gerando um aumento dessa glicose no sangue. O defeito nesse processo se da pela incapacidade do pâncreas de produzir o hormônio insulina na sua quantidade adequada ou porque essa insulina não age de maneira adequada (resistência à insulina).

É a insulina que vai promover a diminuição da glicemia quando permite a passagem do açúcar presente no sangue para dentro da célula gerando energia. Por tanto, qualquer alteração no mecanismo de captação da glicose para dentro da célula causará um aumento desse componente no sangue, chamado de hiperglicemia.

 Alimentos que podem ajudar no desenvolvimento da Diabetes.

Alimentos ou bebidas açucarados como doces e refrigerantes no geral. Pães, massas e açúcar simples em excesso. Alimentos industrializados como biscoito recheado, temperos e molhos prontos contém alto teor de açúcar.

Como prevenir a Diabetes com alimentação?

A causa da diabetes é multifatorial: não praticar exercício físico, estar acima do peso, alimentação composta por muitos alimentos industrializados, fumo e bebida alcoólica, são fatores que podem estimular o aparecimento da doença.

Um fator importante para prevenir o desenvolvimento da diabetes é a alimentação.

Ter em sua rotina uma alimentação saudável composta por esses grupos:

  1. Frutas e vegetais ricos em fibras e compostos antioxidantes;
  2. Carboidratos complexos como o arroz, pães ou cereais integrais, pois eles não elevam a glicemia, deixando o corpo mais propenso a acúmulo de gordura;
  3. Gorduras de boa qualidade como as castanhas, nozes, o abacate, óleo de coco ou azeite;
  4. Proteínas da carne ou do leite irá contribuir para a construção e manutenção do organismo;
  5. Além de beber bastante água e praticar exercício físico, as chances de desenvolver essa doença serão minimizadas.

 

Andreza Lima
Nutricionista

 

Be the first to comment on "Diabetes mellitus – Como a alimentação pode ajudar na prevenção?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*