Diástase Abdominal

Você sabe dizer o que é de Diástase abdominal? A Diástase abdominal é uma separação dos feixes do músculo reto abdominal. Como o próprio nome já sugere, é um músculo que se encontra na porção anterior do abdômen.

Essa disfunção é muito comum nas gestantes, porém elas não são o único público alvo para diástase! Como saber se você tem? Uma das maneiras de identificar é através de um teste simples, mas que deve ser realizado por um profissional que tenha conhecimento da disfunção, onde a/o paciente fica deitada(o) e é pedido uma flexão de tronco, e a região do abdômen, é palpada. Se o teste for positivo iremos sentir um afastamento profundo entre a musculatura.

A maior queixa dos pacientes que possuem a diástase é a questão estética, pois fica uma “barriguinha” que não desaparece com o tão comum exercício abdominal, até porque o fortalecimento através do abdominal não é o indicado para tratar a diástase, muito pelo contrário, pode aumentar esse afastamento muscular. Em alguns casos, dependendo do quanto afastado está a musculatura, é necessário o tratamento cirúrgico. Mas é só uma questão estética? Não.

A diástase pode gerar problemas posturais, dores na coluna e até mesmo incontinência urinária (aquela perda de urina). O profissional mais indicado para tratar e prevenir a diástase é aquele profissional que estuda a função muscular, suas disfunções e a sua reabilitação, ou seja, o fisioterapeuta.

Thaisa Batista Pereira Silva

Fisioterapeuta; Formação nos Disturbios Uroginecologicos; em Radiofrequencia nas Disfunções Miccionais; em Estética Intima; em Linfotaping; e em TMI.

Be the first to comment on "Diástase Abdominal"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*