Exemplo de superação para estudantes de escolas públicas, privadas e universidades

Sou admirador de pessoas que têm um olhar diferenciado na vida. Um marco de quem é um visionário. A história que você vai ler tem uma importância fundamental para trabalhos pedagógicos nas várias disciplinas, como por exemplo, história, matemática, língua portuguesa, geografia. Todos nós já ouvimos falar da empresa Mauricéa. Mas acredito que, como tudo começou, não.

Uma geração de sete irmãos, nascidos numa pequena cidade chamada Upatininga, Distrito de Aliança, entre eles, destacou-se o visionário Marcondes Antônio de Tavares de Farias,

Filho da Srª.  Blandina e Sr. Pedro, sexto filho da geração.

Família humilde, mas com perspectivas de crescimento. Na cabeça um só pensamento: a grande possibilidade de mudança e crescimento no mercado, já que atuavam no segmento de mercearia, padaria e venda de tecidos em Upatininga, decidiram mudar-se para a cidade de Nazaré da Mata, em 1963.

A visão macro da família não parava. Enquanto Sr. Pedro dava continuidade aos negócios de mercearia e panificação, veio a grande oportunidade: a montagem de uma fábrica de biscoito. A persistência desse jovem foi grande, pois mesmo trabalhando na padaria da família no período livre da escola, durante o Ensino Fundamental e Médio, antigamente chamados de 1º e 2º graus, Marcondes Tavares aderia cada vez mais ao seu interesse pela avicultura. Mantinha pequenas criações caseiras de aves a qual desenvolvia conhecimentos e experiência no ramo. Em 1979, tendo os negócios mais consistentes, convenceu seu pai a comprar uma granja, pois para Marcondes, a avicultura era um grande negócio. A criação inicial foi de, pasmem, 10 mil aves, e só representava metade da sua capacidade. Para sua alegria, a granja se tornou autossustentável em menos de um ano.

A perspectiva de crescimento foi tão grande que em 1985 foi construída a segunda granja Mauricéa, onde tinha uma capacidade para 72 mil aves, para ele foi um aumento importantíssimo. Depois houve a necessidade de uma fábrica de rações: “Industria de Rações e Concentrados Mauricéa LTDA”, com as finalidades de atender às necessidades internas, vendas para produtores e principalmente viabilizar o sistema de integração de aves em parcerias com outros produtores. A visão de um jovem do interior, de um distrito sem nenhuma perspectiva, deu vida a uma empresa agroindustrial. Marcondes Antônio Tavares de Farias e sua esposa e sócia Joselma de Fátima Moraes de Farias mostraram que, com força de vontade e paixão pela avicultura é possível vencer.

Fundada em 1988, ano da nova Constituição da República Federativa do Brasil, com foco na produção de rações e sistema integrado de criação de frangos para corte. Nesta época, as vendas eram exclusivamente de aves vivas para pequenos abatedouros regionais. Em 1997, ano difícil para o Brasil, vai pela contramão, inaugurou seu primeiro abatedouro Industrial de aves no município de Nazaré da Mata – PE, onde a partir daí, passa a produzir toda linha de frangos inteiros, cortes especiais resfriados e congelados para os estados de PE, PB, RN, AL e Sergipe.

É impressionante como a força de vontade e os estudos mudam a vida de uma pessoa e que essa sua visão vem ajudando centenas de famílias.

Hoje, somente nesta unidade, há 650 colaboradores, produzindo 42 mil toneladas de carne de frangos por ano, com o mais alto padrão de qualidade e segurança alimentar, tornando uma das marcas líderes de preferência no mercado da região nordeste em que atua. Anos depois surgiu a avícola “Dagema”, uma produção diária de 450.000 ovos. Um empreendimento do grupo que foi criado em 2001 no oeste da Bahia.

Situado no município de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras há cinco unidades produtoras, são elas: Granja de matrizes, Incubatório, fábrica de rações, granjas para engorda dos frangos e abatedouro industrial. E não para por aí, a visão administrativa do Sr. Marcondes foi tão grande que foram construídos três grandes centros de distribuição em Feira de Santana, Vitória da Conquista e em Juazeiro da Bahia, Onde terá a geração de mais 2.000 empregos diretos e mais 10.000 indiretos, fazendo do oeste baiano, além do maior produtor de grãos, também o maior centro produtor de frangos de cortes do estado. Em 02 de dezembro de 2010, a Mauricéa concluiu o seu novo complexo agroindustrial, tornando-a assim, a maior indústria de carne de frango da Região Nordeste e uma das maiores do Brasil.

Essa é uma das histórias de superação onde muitos garotos que moram no interior mostraram que, a força de vontade juntamente com os estudos, podem mudar a vida de qualquer pessoa.

Be the first to comment on "Exemplo de superação para estudantes de escolas públicas, privadas e universidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*