Fisioterapia Obstétrica – Dúvidas mais frequente

Algo muito comum nas avaliações e durante o tratamento das gestantes, são as dúvidas, os questionamentos quanto a essa fase tão linda da mulher e achei interessante aborda-los aqui, com os queridos leitores em forma de perguntas e respostas.

A Fisioterapia Obstétrica é só para quem quer parto natural (vaginal, ou normal)? Não. A fisioterapia obstétrica é para a gestante! Independente da via de parto (natural ou cesáreo), a mulher irá sofrer grandes mudanças por todo seu corpo. A fisioterapia tem o intuito de preparar essa mulher para as mudanças, deixando essa mulher mais condicionada para a gestação e a preparando para o trabalho de parto.

Eu não faço nenhuma atividade física, descobri que estou grávida, posso fazer? Sim, porém a gestante que não realiza nenhuma atividade física, só deve começar algum tipo de exercício após o primeiro trimestre.

Eu já faço atividade física, devo parar e só voltar após os 3 primeiros meses? Não. A gestante que já prática algum tipo de exercício, não precisa esperar pelo primeiro trimestre, ela deve continuar a se exercitar, porém, precisa ter cuidado quanto ao tipo de exercício, a intensidade e o tempo. Por isso é recomendado a prática de exercício físico, fora do atendimento fisioterapêutico, com um educador físico.

Qual a intensidade recomendada para os exercícios? De leve a moderada. Para isso, utilizamos uma escala que ajuda a quantificar o tipo de intensidade, de acordo com o esforço que a paciente faz. Por isso é sempre recomendado o acompanhamento com profissionais da área.

O que podemos fazer na fisioterapia? Como falei mais a cima, deixamos essa mulher mais preparada para as mudanças que o seu corpo passa, trabalhando respiração, fortalecendo e relaxando músculos, promover alongamento (com cuidado), tratar dores e alterações que já possam existir, prepará-la para o trabalho de parto e a orientar sobre hábitos de vida, alterações a serem realizadas e sobre cuidados.

Tenho pressão alta, posso fazer fisioterapia? Sim. Essa pressão será sempre monitorizada, e existem técnicas que ajudam na questão de pressão alta.

Gestante com diabetes pode fazer? Sim, dá mesma forma que a gestante que tem pressão alta (Hipertensão) iremos atuar para a melhora do quadro da diabetes gestacional.

Quero parto natural, se eu fizer fisioterapia terei? Não. Nós iremos trabalhar toda musculatura pélvica e deixar essa mulher preparada da melhor maneira possível para o parto natural, porém a fisioterapia não é garantia de que você terá um parto vaginal, visto que existem outros fatores que podem contribuir ou impedir essa via de parto.

Posso fazer caminhada, corrida e bicicleta? Caminhada sim, corrida só é indicado para aquela mulher que já corria antes da gestação, tendo modificações quanto ao ritmo, intensidade e duração dessa corrida, e a bicicleta é contraindicado devido aas trepidações e o risco de quedas, porém a bicicleta estacionaria (aquela que não sai do lugar) pode fazer sim.

Eu faço musculação, devo parar? Não, da mesma forma que a corrida, a musculação sofrerá alterações, alguns exercícios serão modificados, outros serão excluídos, por isso é tão importante um educador físico capacitado.

Durante o trabalho de parto, meu(a) fisioterapeuta pode entrar na sala de parto comigo? Sim, a mulher pode ter o profissional que a ajudou durante toda sua jornada como gestante, ao seu lado, lhe auxiliando nas respirações, nos movimentos, aliviando as dores das contrações e incentivando nesse momento tão lindo.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas que são tão comuns e transmitido um pouco de conhecimento para você que está aqui me lendo. Se existem mais alguma dúvida, ou algo que não ficou tão claro, não deixe de procurar um profissional capacitado.

Thaisa Batista Pereira Silva

Fisioterapeuta; Formação nos Disturbios Uroginecologicos; em Radiofrequencia nas Disfunções Miccionais; em Estética Intima; em Linfotaping; e em TMI. – @dra.thaisapereira

 

Be the first to comment on "Fisioterapia Obstétrica – Dúvidas mais frequente"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*