Fisioterapia Pélvica no Climatério (Menopausa)

O climatério, mas conhecido como menopausa, é descrito pela Organização Mundial de Saúde como a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.” O que muitas pessoas erroneamente falam é que “ela está na menopausa”, visto que a menopausa não é um período, mas sim um termo para determinar a ultima menstruação. Espero que agora, você que está lendo esse artigo entenda que, menopausa é a ultima menstruação, e climatério e a fase que essa mulher começa a vivenciar após sua ultima menstruação.

A menopausa pode ocorrer em torno dos 50 anos de idade (dentro dos padrões normais), e junto com ela começarem a surgir os sinais e sintomas do climatério devido as alterações hormonais, porém esses sinais e sintomas podem ocorrer antes mesmo da menopausa. Você ainda lembra o que é menopausa, não é mesmo?

Ok, mas onde a Fisioterapia Pélvica se encaixa no climatério¿ Para poder explicar isso, terei que falar sobre alguns sintomas do climatério onde podemos atuar:  – Anorgasmia ( não consegue atingir o orgasmo); –  Aumento do numero de freqüência urinária; –  Dificuldade no ato de urinar; – Diminuição ou ausência total no desejo sexual (que pode ser causado por dispareunia); – Dispareunia (dor durante o ato sexual); – Disúria (dor, ardor ou desconforto ao urinar); – Incontinência urinária (perda involuntária de urina); – Noctúria (interromper o sono para ir urinar); – Ressecamento vaginal.

Relacionado a esses sintomas, a Fisioterapia Pélvica atua auxiliando essas mulheres a se conhecerem, a aprender a relaxar e contrair a musculatura do assoalho pélvico, a alongar e fortalecer a região, gerando ganhos nas áreas uroginecologica e sexual utilizando aparelhos e técnicas que melhor se adequar a cada paciente.

 Thaísa Batista

Bacharel em Fisioterapia. Especialista no método de Linfotaping.
Fisioterapias: Pélvica, Dermato Funcional e Estética Íntima.
Responsável pelo setor de Fisioterapia Pélvica na Clínica Multifísio.

Be the first to comment on "Fisioterapia Pélvica no Climatério (Menopausa)"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*