Gerenciamento de Pessoas com Foco no Resultado

Ter bons resultados é o que permite a sua empresa sobreviver e criar novos e melhores produtos e serviços. Sem bons resultados não existe empresa a longo prazo. Para isso é preciso entender que
todos, na empresa, tem que ter metas, ter aversão ao desempenho medíocre, aprender a utilizar o mecanismo de premiação e punição e aprender a traçar o caminho até o resultado desejado. Esse e o papel dos gestores e essa é a nossa forma de ajudar.

Resultado não é Causa, é Consequência 

O resultado que a sua empresa alcança não é causa, é consequência do que cada colaborador faz, para o bem e para o mal. O velho ditado “aqui se faz, aqui se paga” vale para todas as empresas, sem exceção. Se os colaboradores não tem atitude vencedora e conhecimento técnico, o mercado não perdoa. Tem gente que quer trabalhar mais ou menos e ter um resultado espetacular. Não vai ter. Quanto mais esforço, vontade de fazer bem feito, conhecimento e criatividade cada um empregar nas suas atividades, melhor será o resultado da empresa. Aprender a traçar o melhor caminho até chegar ao resultado desejado, aprender a entender cada atividade como parte do resultado e aprender como melhorar todas as atividades que executa. Aprendendo isso, não tem jeito, os resultados melhoram junto.

Liderança por Resultado

Existe um novo modelo de empresas com um novo perfil de líder. O modelo é o da meritocracia e a liderança é por resultado. Nesse novo formato, que está sendo utilizado pelas melhores empresas do mercado, o líder não lidera por carisma, discursos eloquentes ou dom natural. Nada disso. É um regime de responsabilidade. Ele coloca as regras na mesa e cumpre rigorosamente o combinado. Cada um sabe o que tem que fazer e a obrigação é entregar a tarefa cumprida. Se não fizer, tem vida curta na empresa. Este modelo permite que a empresa cresça mesmo na
crise, já que, além da obsessão por atingir resultados, ele tem obsessão por cortar custos e preparar as pessoas para atingir metas. Preparar pessoas é uma das principais tarefas desse novo líder. E não é só isso, ele também está constantemente monitorando os acontecimentos para ajustar o rumo da empresa. 

Metas – um por todos e todos pelo objetivo

Ou a empresa mata um leão por dia ou morre. É matar ou morrer. O pior é que tem pouco leão e muito caçador. Qual a solução pra isso? Ter metas. Sem metas, as pessoas trabalham para elas mesmo, sem enxergar a importância da sua atividade para o resultado final da empresa. Já quando as pessoas tem metas claras, definidas e explicadas na sua importância, cada um sabe o porque da sua atividade, seus impactos no trabalho dos outros e na estratégia da empresa. Metas servem para isso: alinhar as pessoas com a estratégia da empresa e identificar o responsável por cada atividade, seja para premiar, corrigir ou punir.

Luiz Carlos Costa

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