Indústria da moda mundial continuará a crescer em 2018

De acordo com o relatório “The State of Fashion 2018”, espera-se que as receitas globais da indústria da moda cresçam entre 3,5% e 4,5% no próximo ano. Os números superam o crescimento de 2,5% a 3,5% previsto para 2017 e mais do que triplicam o crescimento de 2016. No entanto, estão ainda abaixo da meta de longo prazo de 5,5%. As margens de lucro da indústria (antes dos impostos) deverão permanecer estáveis nos 10%. Crescimento lento nos mercados maduros.

O ano de 2017 sinalizou o fim de uma era, segundo o relató- rio do portal Business of Fashion (BoF) em parceria com a consultora McKinsey & Company. O crescimento futuro será impulsionado por mercados emergentes na Ásia, África, América Latina, assim como na Europa.

As projeções do BoF e da McKinsey mostram que os mercados emergentes da Ásia (Índia, Vietnam, China, etc.) alcançarão um crescimento entre 6,5% e 7,5% em 2018, com os seus homólogos europeus (Roménia, Rússia, Turquia, etc.) ligeiramente para trás, entre os 5,5% e os 6,5%. Em oposição, o crescimento dos mercados maduros – Europa e Amé- rica do Norte – deverá ser muito mais residual, entre 1% e 3%.

Maior diferença entre “vencedores e vencidos” Por outro lado, a diferença entre os “vencedores e os vencidos” tenderá a crescer ao longo de 2018. “As melhores empresas vão crescer mais rápido e de forma mais lucrativa, contrastando com as empresas medianas, muitas já não tão rentáveis, e com as de má performance, que basicamente estão diminuindo o valor da indústria da moda”, afirmou Achim Berg, sócio da McKinsey e especialista em indústria de moda e luxo.

Os desafios de operar numa indústria em constante mudança e num ambiente macroeconômico imprevisível levou os investidores da moda a reavaliarem e realinharem as suas estratégias, segundo o relatório. “Os investidores da indústria estão a aceitar a imprevisibilidade como o “novo normal” e os executivos de moda responderão concentrando a sua energia em melhorar o que está sob o seu controle”, explicou Berg. Como resultado, a BoF e a McKinsey & Company antecipam o nascimento de várias tendências em 2018.

Principais tendências para 2018

Estas tendências – 10, para ser preciso – terão grande impacto nos negócios da moda no próximo ano.

Algumas serão desencadeadas por desenvolvimentos econômicos globais, incluindo o agora pioneiro papel da Ásia na inovação tecnológica.

Os países asiáticos têm ultrapassado os mercados ocidentais neste campo em particular, com mais de metade das vendas online globais geradas na Ásia e dois terços das startups de comércio eletrônico sediadas nesse continente.

Outras tendências serão moldadas pelos consumidores. Estas incluem o domínio das plataformas online, com as quais os varejistas convencionais deixaram de conseguir competir.

De acordo com o relatório, um terço dos executivos de moda acredita que o crescente domínio das plataformas online será uma das tendências da indústria da moda em 2018.

O terceiro conjunto de tendências relaciona-se com o pró- prio sistema de moda, incluindo a crescente importância da sustentabilidade e os benefícios da Inteligência Artificial (IA) na cadeia de valor.

“A indústria da moda ainda está atrasada em relação a outras quando se trata de usar a inteligência artificial(IA)”, indicou Berg. No entanto, 20% dos executivos da indústria da moda acreditam que a IA será importante no futuro como via para reinventar o design, a comercialização e o marketing.

Por: Equipe Guia JeansWear

FONTE: Portugal Têxtil

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