Instagram – Muito além do postar fotos, um veículo de venda!

O Brasil é um dos países onde mais se utiliza as redes sociais. Elas surgiram como uma alternativa de socialização, para fazer com que as pessoas se aproximassem e se relacionassem sem precisar estar num mesmo ambiente físico. O meio digital tomou conta da vida social e profissional passando de entretenimento para também trabalho.

O Instagram, por exemplo, foi de uma rede de compartilhamento de fotos pessoais para ferramenta de marketing e meio de vendas de produtos, se tornando um dos aplicativos que mais têm crescido no meio digital. Atualmente, com mais de 700 milhões de usuários, teve um salto em 2017, de março para julho,de 8 milhões para 15 milhões de perfis comerciais na rede, onde a maioria são negócios de pequeno e médio porte. O Instagram está sendo usado como uma ferramenta para iniciar e alavancar negócios,como por exemplo, perfis de comércio de roupas e acessórios.

Pesquisas feitas pelo Facebook(que gerencia o Instagram) informam a tendência para o crescimento cada vez maior de compras através do celular e consequentemente através do Instagram. Os usuários estão cada vez mais deixando de olhar vitrines para olhar feeds.

São diversas as lojas que estão optando por iniciar as vendas através do aplicativo. Este, que tem foco principal nas imagens, proporciona ao comerciante mais facilidade de exposição do seu produto, grande alcance de clientes e uma relação direta e personalizada com os mesmos.

As roupas e acessórios são alguns dos principais produtos negociados. A moda necessita de um apelo visual para se propagar o que gera para as empresas dentro do aplicativo uma maior facilidade de venda e custo zero na hora de divulgar a marca/produto promovendo o engajamento de clientes e admiradores da marca.

A principal estratégia, é, portanto, a exposição da roupa através de fotos e o atendimento com informações de preço e entrega.Muitas dessas empresas crescem de modo orgânico, sem precisar de patrocínio dos posts.O aplicativo se tornou um portfólio de produtos.E esse mecanismo de venda propaga uma nova leva de empreendedores que não têm os recursos financeiros para iniciar um negócio físico ou um site e toda a logística de um e-commerce.

Há também os casos das lojas físicas que estão direcionando suas vendas para o Instagram e expandindo a relação com o consumidor. A divulgação de suas peças através de um feed criativo e o uso interativo dos stories provocam um engajamento cada vez maior dos clientes e um consequente aumento nas vendas.O crescimento das compras online está cada vez maior e é importante ficar ligado nas novas opções e recursos para criar e gerenciar negócios. O Instagram tem se mostrado uma ótima ferramenta para iniciar empresas de moda e um excelente impulsionador para o empreendedorismo.

Vale a aposta!

Dayse Larissa – Designer de Moda e Pós-Graduanda em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais

 

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