José Condé, UM NOME LITERÁRIO

José Ferreira Condé, seu nome de batismo. Adotou, como artístico, JOSÉ CONDÉ, nome sonoro, pelo qual ficou conhecido, nestes Brasis literários, e demais mundos, por aí afora. Produziu uma literatura de respeito, sim senhor! Pela profundidade psicológica de seus personagens, pela complexidade simples de suas narrativas, pela simplicidade complexa de seu enredo, pela universalidade de seus temas, pelo cheiro de terra – de sua terra, Caruaru – com que impregnou suas histórias.

José Condé é um nome que se fez também no jornalismo literário. Vivendo desde a adolescência no Rio de Janeiro, acompanhou – e registrou – o cotidiano literário da capital cultural do Brasil, entre as décadas de 40 e 60.

Criou, com os irmãos Elysio e João, o JORNAL DE LETRAS, periódico literário e cultural que divulgou a literatura e as artes do Brasil para o país e o mundo, ao longo de mais de 40 anos de existência.

O próprio José Condé, como jornalista, foi responsável pelo suplemento literário do jornal carioca “Correio da Manhã”, onde manteve, por quase vinte anos, a coluna “Escritores e Livros”, importante vitrine de divulgação dos maiores lançamentos e acontecimentos ligados à literatura nacional e internacional.

Este Condé, que jamais esqueceu sua terra natal, levando Caruaru para suas obras, trazendo artistas e escritores do Rio para cá e levando nossos artistas, escritores e jornalistas para lá, num frutífero intercâmbio de ideias e produções.

O nome José Condé deve permanecer vivo, em nossa memória. Só um povo que preserva seus ícones, suas referências culturais, é capaz de sobreviver condignamente ao massacrante e inexorável passar do tempo.

Busque a leitura de suas obras, discuta -as, conheça o escritor através do que se escreveu sobre ele. E tenha orgulho de se dizer da terra de José Condé, um grande nome literário, que é mais do que um nome: é uma Instituição.

Prof. Dr. Edson Tavares

Pesquisador da obra de José Condé, autor do livro “O nome do autor: o caso José Condé”. Doutor em Literatura e Cultura, Mestre em Teoria da Literatura, e professor de Literatura da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, CAMPUS I, de Campina Grande. É sócio efetivo do Instituto Histórico de Caruaru.

Be the first to comment on "José Condé, UM NOME LITERÁRIO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*