Mantenha Seu Corpo Hidratado no Verão

Época de verão e o calor a todo vapor. Só que não pode esquecer de tomar as medidas preventivas em relação à saúde e o bem estar nessas horas. E uma dessas medidas é a hidratação.

Um adulto tem de água, cerca de 60% aproximadamente do seu peso corporal, isso devido ao organismo funcionar e depender dessa água.

Então a sede não é o único sinal que o organismo precisa de hidratação. Sintomas como cansaço, dores de cabeça, câimbras, frequência cardíaca alta, tonturas e enjoos também são sinais de desidratação. Em circunstâncias normais, um adulto perde cerca de 2 litros por dia de água e minerais em forma de suor, urina ou fezes. O aumento da temperatura provoca um aumento da transpiração, por tanto é recomendado aumentar a ingestão de líquidos para acima dos níveis ideais.

A água é fundamental para todos os processos metabólicos de todo organismo, um exemplo é o transporte de nutrientes, participação na digestão, absorção e excreção (detoxificação) e regulação da temperatura corporal. Quando as perdas de água são maiores que a sua reposição, o organismo entra em desidratação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza um consumo de líquidos mínimo diário de 2 litros de água (para adultos equivale 8 a 10 copos e crianças, 4 a 6 copos ao dia) para a manutenção saudável do corpo.

 Além da água, existem outras formas de hidratação.

Água de Coco: isotônico natural ótimo para repor líquidos e os sais minerais perdidos através do suor. A água de coco ainda possui doses de vitamina C, cálcio e magnésio.

Melancia: doce, nutritiva e refrescante. É composta por 95% de água, ajuda os rins a eliminar as toxinas do organismo por aumentar o fluxo de excreção da urina e reduz a pressão arterial. Contém propriedades anticâncer pela presença do licopeno e vitaminas do complexo B e C.

Abacaxi: contém 86% de água. É desintoxicante e ajuda a eliminar impurezas. Facilita a digestão de proteínas, é repleto de vitaminas como A, C e B6, e minerais como o magnésio e ferro. Auxilia no combate a inchaços, artrite, bronquite, reduz inflamações e acelera o processo de cicatrização dos tecidos.

Suco de Frutas: hidratação a base do suco das frutas frescas e hortaliças fornecem ao corpo sais minerais, vitaminas e aminoácidos. Independente da receita, além dos benefícios trazidos das frutas, a água é constante ofertando hidratação ao seu corpo.

Andreaza Lima

Nutricionista-Pós-Graduada em nutrição clínica

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