Moda, Comunicação e Negócios – Informação de Moda e Público alvo, combinação certeira para diferenciação de produtos no mercado.

Um dos maiores atrativos da Moda são as diversas possibilidades que ela nos dá de comunicação com o mundo. Segundo Garcia e Miranda, autoras do livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos (2007) os produtos são uma forma de comunicação das pessoas. Você já parou para pensar na diversidade de opções que o mercado da moda oferece, ou melhor, que o mundo atual oferece, para você se vestir e se comunicar com outras pessoas muito além das palavras?

Coco Chanel, criadora de uma das marcas de luxo mais importantes do mundo tem uma das melhores e completas definições sobre a Moda: “Moda não é algo que existe apenas nas roupas. A moda está no céu, na rua; a moda tem a ver com ideias, com a maneira como vivemos, com o que está acontecendo”. Diante disso, podemos refletir sobre o quanto de informação que a moda transporta e produz. Se moda tem a ver com a maneira como vivemos e com o que está acontecendo, quantas não são as informações que podemos tirar de cada vivência e aplicá-las em produtos? Construindo e emitindo mensagens que retratem nossos desejos, aspirações, reinvindicações para o mundo ou para nós mesmos. São as informações que tornam real o significado presente à roupa que a mídia ou que os próprios consumidores desejam assemelhar-se ou diferenciar-se, como afirma Marta Feghali em seu estudo: Batendo perna – Forças que influenciam o comportamento do consumidor de moda (2008).

Com a evolução da tecnologia digital, as informações de moda estão cada vez mais acessíveis, não existe mais espera e o mesmo conteúdo que vai para o profissional de moda vai para o estudante, o curioso, o admirador. Exatamente a mesma informação! E aí está um dos grandes desafios das marcas, agregar a informação de moda aos produtos de forma diferenciada, para que o seu consumidor se sinta interessado em usar aquela peça, e ao mesmo tempo, adequar a informação ao perfil da marca. Não é um trabalho fácil! Envolve muita criatividade e conhecimento do seu público.

As marcas devem se preocupar em conhecer cada vez mais o seu cliente e criar com eles um relacionamento que vá muito além do financeiro para envolver o consumidor que é totalmente protagonista no processo de decisão de compra. Ele não é mais influenciado apenas por uma peça bonita na vitrine, ele é conquistado pelas informações que aquela peça carrega, pela mensagem que ela transmite e o seu desejo de compactuar ou não com o que está lhe sendo proposto. Inserindo a informação de moda de acordo com o seu público alvo, respeitando suas preferências e propondo novos jeitos, modelos e uso de peças que não percam o estilo da marca, mas o mantenham atualizado e competitivo no mercado, é possível atrair o cliente que se vê diante de um comércio onde a informação de moda está cada vez mais acessível.

Feghali e Dwyer (As engrenagens da moda 2006) advertem que o melhor seguro contra o fracasso de uma coleção (produtos de moda) a ser lançado é a pesquisa. Através da coleta de informações é possível prever como o produto será recebido pelos lojistas e consumidores. Para você que confecciona, cria ou vende roupas e acessórios, pesquise, se atualize quanto às tendências, absorva toda a informação de moda e combine ela ao seu cliente. Assim, além de assertivo para o consumidor, seu produto será competitivo no mercado.

Dayse Larissa

Designer de Moda e Pós-Graduanda em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais

Referências: FEGHALI, Marta. Batendo perna – Forças que influenciam o comportamento do consumidor de moda. In: O ciclo da moda. FEGHALI, Marta; SHMID, Erika (Orgs); Vera Lima … [et al.].. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio 2008. 168p. GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula de. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. 2ª ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007. Coleção moda e comunicação. FEGHALI, Marta; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. 160 p. Coleção Senac Rio Oportunidades Profissionais.

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