O sorriso da era digital

A odontologia moderna está totalmente mergulhada na era digital. Atualmente é quase impossível encontrar um consultório odontológico que não utilize uma ferramenta digital no seu ofício. Os recursos, a cada dia, multiplicam-se com novas soluções mais eficientes para oferta de um serviço odontológico de melhor qualidade, o computador tem sido um periférico tão importante quanto o próprio equipamento odontológico. São tantas as inovações e os avanços tecnológicos digitais que invadiram a prática do cirurgião-dentista propiciando resultados estéticos cada vez mais precisos. Confira na página ao lado:

Check up digital – É composto pela união de duas tecnologias, a câmera de vídeo intra-oral de alta resolução e as radiografias intra-bucais digitais que permitem de forma rápida e precisa a identificação de necessidades odontológicas. Alterações patológicas ou desvios estéticos são facilmente identificados

Digital Smile Design – O desenho digital do sorriso é uma ferramenta tecnológica baseada em fotografias digitais da face e sorriso e dos dentes dos pacientes, que permite uma preciso planejamento das dimensões, formas e posicionamentos ideiais destes antes da realização dos procedimentos odontológicos, possibilitando conhecer o resultado do tratamento com previsão.

Tomografias computadorizadas – Se podemos apontar algo que revolucionou o diagnóstico por imagem na odontologia, esta foi a tomografia computadorizada, pois com o advento desta tecnologia foi ampliada significativamente a precisão das imagens geradas pelos tomógrafos e criada a possibilidade da geração dos modelos em três dimensões, gerados por software conectados a estes aparelhos, os quais possibilitam desde um planejamento virtual de uma cirurgia com implantes dentais, até a reconstrução facial através de prototipagem de estruturas ósseas que foram danificadas por traumas físicos ou tumores, dentre todas as outras utilizações do cotidiano odontológico.

Escâner intra-oral – A tecnologia envolve uma captura digital da anatomia dos dentes e gengiva, usando uma varredura de luz visível , através de uma peça de mão intra-oral que transmite para um computador acoplado os dados que se transformam em um modelo tridimensional do software do sistema. Através desta tecnologia é possível não realizar a desconfortável moldagem anatômica e aumentar a precisão do modelo gerado reduzindo as falhas nas confecções das próteses e restaurações.

Impressoras tridimensionais – São fresadoras automáticas que recebem o modelo anatômico digital gerado pelo escâner intra-oral e esculpem as peças dentárias a partir do comando de um software contido num computador que no qual é desenvolvido o projeto digital das restaurações dentárias ou das próteses sobre implantes, permitindo a conclusão do tratamento em um tempo reduzido e com uma grande precisão de adaptação.

Dr. Daniel Saturnino Periodontista na Oralcenter e Professor de Odontologia do Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA.

Be the first to comment on "O sorriso da era digital"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*