Os 6 pilares que não podem faltar para a sua empresa bombar nas vendas

Prezados amigos e leitores da ilustre revista Moda & Negócios, dando sequência aos meus artigos já publicados sobre estratégia de negócios, marketing e vendas. Eu, Pedro Dupláa, convido todos vocês que estão querendo aumentar o faturamento da sua empresa, a estudarem este artigo e fazerem o teste incorporando as técnicas abaixo para alavancar as suas vendas.

Caso você ainda não tenha lido os artigos anteriores, eu sugiro acessar o site da Moda & Negócios e se apropriar de todo conhecimento das edições passadas. Eles irão fazer a diferença na sua empresa também.

Sem mais delongas, segue abaixo os pilares:

1– Produto imbatível e oferta de alto valor: Para produzir um produto imbatível será necessário definir e entender de forma bem detalhada quem é o seu público alvo e o que ele quer das empresas que oferecem produtos no mercado. Vou resumir aqui o passo a passo e nos artigos anteriores você terá acesso a mais conteúdo para construir a sua oferta de alto valor.

Defina o seu nicho – seja específico.

Estude o seu nicho – saiba o que ele tem de necessidade, medos, o que os atrai e o que eles desejam.

Estude o mercado concorrente no seu nicho – saiba o que eles fazem que está dando certo e onde eles estão errando.

Implemente o que está dando certo e melhore o que eles estão errando superando as expectativas do seu público alvo.

Construa o seu produto – a partir de toda informação fornecida pelas pesquisas anteriores, faça o seu produto em acordo com tudo que o seu mercado quer. Como seu produto vai melhorar a vida do seu cliente? Como seu produto vai fazê-lo se sentir melhor? O que o seu produto tem que o da concorrência não tem?

Construa seu marketing – desenvolva a comunicação voltada para o seu público alvo, como ele entende, vê, fala etc… Você precisa vender o que ele quer escutar e entregar o que ele precisa, a comunicação e a explicação têm que ser persuasiva e clara para aquele tipo de pessoa específica.

Teste o produto – faça ofertas do seu produto em pequena escala e avalie o resultado dele, a venda online é a melhor ferramenta para isso.

Produção e venda – escolha e produza somente os produtos que tiveram melhor resultado nos testes de aceitação. Não deixe o seu dinheiro parado em estoque que não vai vender.

2– E-commerce: A empresa que não estiver inserida na base de vendas pela internet nos próximos 3 anos estará enfrentando desafios ainda maiores para obter o sucesso e elevar o seu faturamento desejado. Com o mundo globalizado e acessível do jeito que é hoje, permite qualquer usuário de smartphone independente de onde ele esteja localizado, comprar da sua empresa. Você já parou para pensar nisso? Em estruturar a loja virtual da sua empresa?

3– Canais alternativos de venda: Estabeleça canais alternativos de venda, como www.amazon.com.br, ou www.mercadolivre.com.br. Faça uso das plataformas de Marketplace existentes e aumente a capilarização e alcance das vendas da sua empresa. Torne a sua empresa conhecida e visível, use a vitrine das outras empresas já estabelecidas.

4– Crie mídias sociais do tipo Instagram, Facebook e até mesmo Youtube. Isso mesmo, mídia social não é só para uso pessoal, existem empresas ganhando fortunas com o uso destas ferramentas. É um canal de venda direto e que gera conexão com o seu público, o ser humano moderno quer se sentir pertencido, então quanto mais ele saber da sua empresa e ter acesso a ela mais ele vai acreditar em você e  comprar os seus produtos.

5– Crie parcerias na região – participe de eventos para network na sua cidade. Você não precisa exatamente desenvolver a sua carteira de clientes sozinho, você pode se apoiar em empresas que atuam no mesmo ramo, sem ser concorrentes. Exemplo: A sua empresa é uma confecção de boardshort masculino, você pode fazer uma parceria com uma empresa de t-shirt, de bonés, de equipamentos para esportes, etc… O que eu quero dizer com isso é que você pode explorar o canal de vendas de um terceiro, de forma saudável, oferecendo uma remuneração para toda venda gerada por ele. A comissão deve ser calculada de acordo com a remuneração de mercado e a sua margem de custo e lucro do produto

6– Estabeleça revendas – opções extras de ponto físico para a venda dos seus produtos. Você pode negociar com comerciantes locais, para trabalhar a revenda do seu produto seja através de negociação compra e venda padrão e ou de estoque consignado.

Bônus: Faça treinamentos e capacite as suas equipes de venda, aprenda como ouvir o seu mercado, entender suas necessidades e dores, criar produtos que se adequem a demanda.

Se possível, contrate um profissional de marketing para gerar a comunicação do e-commerce e mídias sociais, alguém que entenda de gatilhos mentais, comunicação por semiótica e reais interesses do seu público alvo.

Crie a ferramenta de Whatsapp Business, ofereça o máximo de opções de formas de pagamento para o seu cliente, proporcione serviço de entrega a domicílio do seu produto. Enfim, encurte a distância entre a sua empresa e a casa do seu cliente.

Logo mais teremos o grande período festivo de São João e as datas comemorativas são excelentes momentos para impulsionar a sua empresa, porque, gera uma grande concentração de público em um mesmo local, movimenta a economia local onde acontecem os espetáculos, faz com que mais empresas estejam engajadas e querendo aproveitar o momento.

Estes são pilares simples e fáceis de implementar, todas as empresas que eu conheço e até a minha própria depois de implementar com eficiência esses pilares tiveram um aumento significativo em suas vendas.

Se permita mudar, se permita evoluir!

Pedro Dupláa S. Ferreira

Empresário Internacional Coach Integral Sistêmico

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