Passando pelo túnel

Está mais do que comprovado que o mercado é cíclico, vive de altos e baixos. Ora aproveitamos grandes ondas de desenvolvimento e oportunidades, mas ora entramos num túnel escuro que parece não ter fim, até que começamos a enxergar uma luzinha lá no final e esta vai ficando mais visível, até que saímos do outro lado. Como sairemos do atual túnel em que nos encontramos? Será que conseguiremos, sequer, sair do outro lado? Isso dependerá de como você entrou e como se comportou na passagem pelo túnel.

Conhecemos muitos empresários que fizeram fortuna sem muita estratégia. Eram tempos em que o que se botava no tabuleiro, vendia. Mas, vêm as fases de crise e grandes empresas não resistem ao período das vacas magras e terminam fechando suas portas. Manter-se estruturada, com opções, planos B prontos para o caso de a maré virar, é muito importante. Nesses casos, a empresa entra fortalecida no longo túnel da crise, com fôlego para sair do outro lado com vigor.

Mas só se preparar não é o bastante, o caminho dentro do túnel é tortuoso e cheio de obstáculos. Durante o trajeto é necessário, às vezes, mudar o curso e lançar mão de estratégias diferentes do que se previa. O comportamento dentro do túnel pode fazer a empresa perder força antes do tempo, ou fazê-la chegar mais forte ao seu final. Tudo vai depender do seu condutor.

As crises separam o joio do trigo. É quando ocorre a cruel seleção natural no mercado, onde os “mais fracos” sucumbem e só os “mais fortes” sobrevivem. Porém, quem é mais fraco ou mais forte? O que determina a força de um negócio é a capacidade de gestão de seu empreendedor. Em momentos como os que ainda estamos vivendo, é importante trabalharmos com mais afinco, sabermos identificar melhor as oportunidades, pois elas estão escondidas, às vezes, embaixo do seu nariz. O certo é que, precisamos nos preparar bem, antes e durante do túnel, para, ao sairmos, estejamos com nossa capacidade plena para brilhar à luz do sol, nos fortalecer e nos prepararmos, pois outros túneis, com certeza irão surgir no futuro.

Marco Sodré – Superintendente do Polo Caruaru

Be the first to comment on "Passando pelo túnel"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*