Pesquisa mostra que apenas 19% das empresas familiares planejam sucessão

A Pesquisa sobre Governança nas Empresas Familiares Pernambucanas, foi realizada pela TGI, em parceria com a ERG Consultoria em Gestão. A sondagem teve como objetivo conhecer como as famílias empresárias estão escolhendo e formando seus sucessores. Foram ouvidas cerca de 200 pessoas de mais de 80 empresas pernambucanas, e de gerações diferentes das empresas familiares. A consultoria caruaruense ficou responsável em disseminar a pesquisa entre empresários familiares de toda região agreste.

Na pesquisa, foi notado um maior conhecimento das pessoas, investindo ainda mais na formação e capacitação dos sucessores. Mesmo assim, apenas 19% das empresas familiares contam com um plano de sucessão, no Brasil. Segundo a TGI, as empresas familiares do estado estão com uma maior percepção sobre a profissionalização dos sucessores das empresas, tendo um aumento de 54% nessa percepção, em relação ao ano anterior. Porém, apenas 24% das empresas realizam um processo de avaliação do desempenho do sucessor.

“Observamos na pesquisa, que as empresas não chegam à sua terceira geração. Por isso é importante capacitar os sucessores e mostrar o melhor caminho para que os problemas habituais das empresas familiares atinjam cada vez menos empresários”, disse Vanderli Paes, da RG Consultoria.

Outro dado observado na sondagem é que, entre as maiores atividades adotadas pelas empresas para o desenvolvimento dos sucessores, estão o rodízio pelas áreas de conhecimento para aprendizagem dos processos (33%), feedback para os sucessores (27%), planos de desenvolvimento individual (24%), participação em associações empresariais (16%), entre outras.

A pesquisa da TGI Consultoria foi apresentada durante workshop “Empresa familiar robusta e longeva”, no auditório do JCPM, no Recife. O evento contou com palestra do economista Werner Bornholdt, doutor em psicologia das organizações e maior especialista sobre Empresa Familiar Competitiva no Brasil. Caruaru esteve representada pelas consultoras em Gestão da ERG Consultoria, Vanderli Paes e Cátia Maciel.

 

Be the first to comment on "Pesquisa mostra que apenas 19% das empresas familiares planejam sucessão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*