Referência de empreendedorismo e inovação, Armazém da Criatividade completou dois anos em Caruaru

Quem circula pelo Polo Caruaru percebe, em meio aos corredores de lojas, empresas e serviços, uma grande estrutura metálica, com aspecto de ferrugem, encravada em uma das extremidades do centro de compras. Trata-se do Armazém da Criatividade, parceria do Governo de Pernambuco com o Porto Digital, como parte das políticas de interiorização do conhecimento do estado. Com dois anos de atividades, o Armazém da Criatividade de Caruaru já se consolidou como a principal referência em empreendedorismo e inovação, atuando nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa, este último com foco especial na indústria de moda e confecção.

O Armazém da Criatividade foi projetado com uma infraestrutura para oferecer um serviço completo para os empreendedores locais: com aproximadamente 1,8 mil metros quadrados, o ambiente conta com laboratórios de criação, prototipagem, fotografia, edição de som e imagem, salas empresariais, incubadora de negócios, espaço de coworking, showroom para exposições/palestras e salas de treinamento.

Os números do Armazém da Criatividade reforçam sua importância para o desenvolvimento da inovação na região: cerca de 1,2 mil pessoas foram capacitadas em cursos e oficinas, além das 4 mil que participaram dos mais de 70 eventos realizado no ambiente. Os laboratórios realizaram mais de 1 mil atendimentos. A incubadora do Armazém da Criatividade já deu suporte a 17 empreendimentos que, juntos, receberam mais de 450 horas de mentoria e assessoria. Além disso, nesses dois anos, 18 empresas já se instalaram nas salas empresariais, 169 usuários já se cadastraram no espaço de coworking e cinco empresas receberam suporte na captação de recursos.

Prototipando sonhos – Mais do que números, o Armazém da Criatividade celebra histórias bem sucedidas, como o recente caso da startup VendeModa. A plataforma de marketplace para atacadistas de confecções entrou na primeira turma de incubação, em 2015, como apenas uma ideia. Hoje, com o suporte do  Armazém da Criatividade, o projeto conseguiu evoluir e está em processo de aceleração no CESAR, no Recife, visando uma nova fase para a empresa. “Quando incubamos nosso primeiro projeto, nós não sabíamos nem o que era startup, tínhamos uma ‘coisa’ na mão, mas não sabíamos o que era, qual o potencial do negócio. Então o Armazém trouxe todo um know-how (método) com capacitações importantíssimas que nos fizeram mudar totalmente a visão e evoluir nosso modelo de negócio”, afirma Edrio Carvalho, CEO do VendeModa.

O Caruaru No Face, página no Facebook com maior alcance do Agreste de Pernambuco, é um dos atuais integrantes no processo de incubação do Armazém da Criatividade. A página, que informa os principais acontecimentos de Caruaru e região, estabeleceu-se no mercado e monta agora novos projetos com empresas também instaladas no Armazém. “Depois do Caruaru no Face, umas 20 páginas surgiram que tentam fazer a mesma coisa, mas não tiveram o suporte que eu tive aqui. Eu até trouxe a maioria delas, apresentei a estrutura, mas não quiseram montar o projeto. O pessoal acha que é só chegar e postar, mas tem muito mais por trás”, afirma João Henrique, CEO do Caruaru No Face.

“Esses dois casos são apenas algumas das histórias que nós colecionamos nesses dois anos. O Armazém da Criatividade é um espaço singular na região, pois oferece aos jovens um espaço para prototipar sonhos, tirar suas ideias do papel e tocar seus próprios projetos, com o apoio das estratégias de empreendedorismo e inovação do Porto Digital. Tudo o que é realizado lá no Recife também é replicado com sucesso aqui, como por exemplo o Mind the Bizz”, explica Adalberto Rodrigues, gerente de operações do Armazém da Criatividade, referindo-se ao programa de formação empreendedora do parque tecnológico, que teve uma edição realizada em Caruaru.

Para Guilherme Calheiros, diretor de inovação e competitividade empresarial do Porto Digital, a expectativa é de o Armazém da Criatividade mantenha, nos próximos anos, seu perfil de apoio e suporte aos empreendedores da região. “O Armazém da Criatividade despertou nos jovens um senso de comunidade que antes era disperso. Agregar eventos como meetups, receber cursos e eventos com especialistas de todo o Brasil, além de nomes internacionais, colocou Caruaru na rota dos circuitos de empreendedorismo, inovação e também de moda, nossa principal vocação. Chegamos no segundo ano com a sensação de que estamos ainda começando”, comemora.

  

Be the first to comment on "Referência de empreendedorismo e inovação, Armazém da Criatividade completou dois anos em Caruaru"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*