Reprodução Humana a Arte da Vida

Um dos maiores avanços tecnológicos obtidos pela Medicina foi na área da Reprodução Assistida. Desde 1978, quando nasceu Louise Brown, o primeiro bebê de Proveta do mundo, chamado o bebê do milagre; em 1984, o primeiro do Brasil e, em 1992, o primeiro do Norte-Nordeste, o embrião passou a ser acessível aos médicos e cientistas.

O casal que se encontra numa relação de amor tem sempre em si um desejo de eternidade, e não há dúvidas de que, para muitas pessoas, os filhos concretizam a fantasia da imortalidade e são sinônimos de futuro. O problema da infertilidade é um grande desafio, tanto para os casais, que padecem e criam certa expectativa, quanto para os profissionais que tentam
solucionar o problema. Para o êxito do tratamento, é necessário um perfeito sincronismo, desde o diagnóstico preciso a uma conduta objetiva e eficaz.

As técnicas de Reprodução Humana conseguiram um bem real ao resolver o sofrimento dos casais inférteis. Entretanto, esse bem não se faz sem riscos, sem sacrifícios, além da persistência e tranquilidade para superar dignamente as etapas do tratamento, assim como eventuais resultados negativos. As causas da INFERTILIDADE podem ser masculinas e/ou femininas. A primeira avaliação deverá ser SEMPRE do homem, responsável por 40% das causas. A pesquisa do fator feminino passa por uma avaliação do canal cervical, útero, trompas e ovário. Devemos lembrar que o fator mais importante é a IDADE da mulher. Após os 37 anos acende uma luz amarela significando ATENÇÃO. Nessa faixa etária, a mulher deverá ser orientada a procurar um especialista.

DENTRE OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS, SE DESTACAM:

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

Onde os espermatozoides são selecionados e transferidos para dentro do Útero através de um cateter.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL COM PRÓPRIO SÊMEN

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL COM SÊMEN DO DOADOR

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL PARA CASAIS HOMOAFETIVOS

Nesses casos usaremos Sêmen de doador nos casais homoafetivos femininos.

DOAÇÃO DE ÓVULOS FERTILIZAÇÃO IN VITRO

Os óvulos são aspirados através da vagina e os espermatozóides são injetados no citoplasma dos óvulos. Formando os embriões são transferidos para o útero;

FERTILIZAÇÃO IN VITRO COM PUNÇÃO DE TESTÍCULO PARA PACIENTES VASECTOMIZADOS.

CONGELAMENTO DE EMBRIÕES BIÓPSIA DE EMBRIÕES BARRIGA DE ALUGUEL

Utilizada nos casos em que as mulheres não têm Útero ou quando eles apresentam patologias que impeçam a evolução da gravidez, como útero infantil ou grandes miomas; doenças sistêmicas graves onde exista a contra-indicação de engravidar, essa também pode ser uma alternativa. Outra indicação são os casais homoafetivos masculinos, onde selecionamos óvulos doados, os quais são inseminados com o sêmen de um ou dos dois parceiros e os embriões serão transferidos para um útero de substituição, que de preferência deverá ser de parente do 1º, 2º 3º, ou 4º grau.

Todas essas tecnologias têm como objetivo principal mostrar aos casais, que a vida e o amor podem se concretizar num filho, num sonho…

 

“NUNCA DEIXE DE SONHAR, VOCÊ É DO TAMANHO DO SEU SONHO.”

“TER FILHOS É UM ATO DE FÉ, TER FILHOS É UM ATO DE CONFIANÇA.”

 

CLÁUDIO LEAL RIBEIRO
Prof. Adjunto de Ginecologia da Universidade Federal de Pernambuco.
Diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana.

Be the first to comment on "Reprodução Humana a Arte da Vida"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*