Segmento de Eventos: trabalhar para tornar sonhos em realidade!

Os eventos são acontecimentos que possuem suas origens na Antiguidade e que estiveram presentes nos diversos períodos da história da civilização humana.

Os eventos sociais como casamentos, festa de 15 anos, formaturas, aniversários em geral, etc., são eventos que levam consigo uma grande carga emocional para quem o realiza.

Estratégia, planejamento, preparação, parceria e cumplicidade são componentes fundamentais na rota de todo evento de sucesso. Não é à toa que o segmento de eventos é considerado aquele que trabalha para tornar os sonhos dos clientes em realidade.

A festa do primeiro aniversário do tão esperado filho, a tão sonhada formatura, o casamento dos sonhos, a festa de bodas dos avós, os quinze anos daquela sonhadora adolescente, dentre outros, são eventos que marcarão a vida dos clientes, e serão eternizados através da prestação dos serviços da empresa de eventos contratada.

Diante da grande responsabilidade que os organizadores de eventos possuem, seguem algumas dicas que podem contribuir ainda mais com o trabalho destes profissionais:

  • Seja atencioso e prestativo com o cliente. A partir do momento que o cliente entrar em contato com sua empresa, escute o seu pedido com atenção, e seja rápido com o feedback, o envio do orçamento deverá ser feito o mais breve possível.

  • Entenda a necessidade do cliente. A partir do momento que a empresa compreende a necessidade do cliente, saberá criar estratégias para o fechamento do contrato, pois você criará argumentos preciosos para passar os benefícios e vantagens na contração de seus serviços.

  • Invista em capacitação. Não adianta querer empreender ou trabalhar em um segmento e parar no tempo, é necessário se capacitar para se tornar competitivo no mercado que atua. Uma dica valiosa é, saiba manusear as tecnologias de informação, para assim estar apto a oferecer respostas mais rápidas aos seus clientes. Existem vários canais de comunicação que requerem certas habilidades, principalmente as redes sociais, que são fortes aliadas no trabalho dos profissionais de eventos.

  • Seja proativo. Tenha em mãos todos os valores de seus serviços, para assim ser ágil na transmissão de informações pertinentes ao fechamento do contrato, desta maneira, estará afiado para passar suas opções de produtos e serviços de acordo com a necessidade de cada cliente.

  • Busque inovar. Este item está intrinsecamente relacionado ao da capacitação. Busque inovar em seus serviços, crie promoções, seja competitivo, crie seu portfólio sob a perspectiva da realização de sonhos, seja ousado e criativo!

  • Invista em marketing. Sua empresa pode até ser a melhor do segmento de eventos do seu bairro, mas precisará investir em marketing para poder atingir potenciais clientes, além de manter seus clientes fiéis informados sobre novos serviços e produtos. Aprenda a utilizar as redes sociais, são ótimos meios de comunicação, e com baixo custo.

  • Torne-se um bom negociador. Aprenda a negociar, não queira levar vantagem em cima dos clientes, entenda quais são os custos de produção e serviços da sua empresa, para que assim você possa negociar e conquistar clientes, seja competitivo!

  • Faça parcerias fortes dentro do segmento. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho! Sabemos que no segmento de eventos, pode-se trabalhar com cerimonial, buffet, espaço de festas, decoração, entre outros, se caso você ainda não ofereça todos os serviços agregados para um determinado evento, faça parceria com outras empresas.

  • Dê o melhor de si. Quando se trabalha com o que gosta, não teremos que trabalhar nunca mais! Trabalhar com eventos é atuar realizando sonhos, jamais esqueça disto!

  • Dê o melhor de si. Quando se trabalha com o que gosta, não teremos que trabalhar nunca mais! Trabalhar com eventos é atuar realizando sonhos, jamais esqueça disto!

Contudo, poder realizar os sonhos de inúmeros clientes, ver o sorriso dos formandos, dos noivos, da debutante, de uma criança, dos pais destas crianças, isso sim, não terá preço. E tenha certeza que superando as expectativas dos clientes, estes irão recomendar sua empresa, e firmarão um contrato muito além da prestação de serviços, mas também um contrato de confiança, tanto com os clientes fiéis como com os potenciais.

Referências MARTIN, Vanessa. Manual prático de eventos: gestão estratégica, patrocínio e sustentabilidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Manuela Gomes

Bacharel em Turismo. MBA em Gestão de Pessoas. Diretora da MGTur Treinamentos e Consultoria.

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