Ser Belo é Ser Você!

A ideia de beleza nos acompanha há muito tempo. Desde pequena, o conceito do belo sempre me pareceu extremamente restrito. Talvez porque eu não me enquadrasse naqueles arquétipos específicos que são considerados como o verdadeiro padrão de beleza. Até acho que não há problema nos ditos padrões que são pregados nas passarelas de São Paulo, Nova Iorque, Paris, Milão… Existem pré-requisitos para aquela realidade específica. O problema não é a existência desses padrões. O problema é a massificação deles, é a ditadura da estética. É absorvermos esse conceito, essa exigência, e isso se entranhar em nós como uma regra e convivermos com a certeza de que não nos encaixamos nela. Sei que estamos falando de beleza, mas peço licença ao futebol e tomo emprestado o seu jargão máximo de que “A regra é clara!” e se você não se encaixa nela, você é, automaticamente, rejeitado.

Todo mundo tem uma coisinha aqui outra ali que não gosta muito em si mesmo. Eu tenho. Você tem. Todo mundo tem. Mas com o tempo, a maturidade e o passar dos anos, confesso que aprendi a amar e a respeitar o meu corpo exatamente como ele é. Porque cada detalhe, grande ou pequeno, traduz e remete a quem eu sou de verdade, à minha essência. A menina super magricela com um bocão carnudo de ontem (pessoas, eu não era só magrinha, era magricela mesmo! Sabe, sem diferença entre coxa e canela? Isso!), se descobriu, e viu que dentro dela existe uma mulher que se gosta muito do jeitinho que é. E olhe que eu demorei pra falar isso com convicção. Não estou aqui, de forma alguma, condenando a estética. Não! Tenho meus procedimentos favoritos. Não há nada de errado em querer melhorar, em querer se tornar a melhor versão que podemos ser de nós mesmos. Tenhamos 18 ou 80 anos! Só não podemos, ou melhor, não precisamos seguir regra alguma. Você não tem que ter cabelo liso pra ser bonita, você não é obrigada a manter seu cacheado por que tem que assumir seus cachos. Você não precisa ser magra, você não tem que ter 1,80m e olhos azuis, você não precisa ter “peitão”, não precisa ter 100 cm de quadril, não tem que de ser mulher fatal ou princesa de contos de fadas. E até pode, mas tudo isso só se VOCÊ quiser!

Já parou para pensar no que é beleza pra você?

Experimenta fazer esse exercício. Não pense no mundo, nas regras, nas revistas, no seu namorado ou namorada, no seu marido ou esposa, nas suas amigas, nos amigos… Não! É um momento seu com você mesma. Pode ser em silêncio ou diante do espelho. Eu tive essa experiência anos atrás e até hoje reflito a respeito das conclusões a que cheguei. É revelador. Aprecie-se! Descubra-se! Conheça-se! Conquistese! Ame-se! E só depois, se você quiser, peça ajuda à famosa filosofia da arte que hoje responde pelo nome de estética. Não porque você tem de fazer para ser aceita, mas porque você acredita que aquilo vai te fazer bem. E também não precisa ser aos 13 anos quando seu corpo e sua mente ainda vão passar por inúmeras transformações e ebulições de hormônios e sentimentos.

Muito se fala que a beleza não está na aparência, mas no que carregamos dentro de nós. É totalmente verdade. Porém, acredito que mais importante do que falarmos, repetirmos, é sentirmos. É fazer com que nossas crianças, nossos adolescentes sintam. E não há ritual de beleza mais completo que autoconhecimento e aceitação. Entender quem somos, como somos sem ter qualquer medo ou constrangimento de mostrar, de gritar isso para mundo. É sermos plenos dentro das nossas medidas, seja ela qual for. Empodere-se! Hoje, para mim, estar bem comigo mesma é o melhor tratamento estético. E os dias em que me sinto mais bela, são aqueles em que me olho no espelho e me sinto feliz com o que vejo. As pernas finas melhoraram um pouco, é verdade. Mas não é por isso. É pelo simples fato de que eu não ligo mais pra quem as achavam finas demais ou minha boca grande demais. Eu era diferente. Ponto. Eu sou diferente. Ponto. Todos somos. Somos únicos. Cada um do seu jeitinho especial. Esse talvez esse seja o grande segredo da beleza eterna: Ser Você. Fica a dica!

Vanna Sales Fernando

Escritora, Cronista e Poetisa, editora no Instagram do perfil @luzeversos Email: vannafernando@gmail.com Fone: 81. 9 9993-1556

Be the first to comment on "Ser Belo é Ser Você!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*