Somos humanos vivendo nossa humanidade!

Family and friends sitting at a dining table, looking at camera

Olá gente linda! Aqui falamos de terapias integrativas, ou seja, aquelas que conjuntamente com a terapia de consultório semanal e algum tratamento medicamentoso pode contribuir para sua melhora emocional e previne muitas das doenças que, nesses últimos dois anos de pandemia surgiram ou se agravaram. A visão das Constelações Sistêmicas é uma delas. O que quer dizer é que olhamos não apenas um fato isolado ou um único ponto de vista sobre uma situação problema, mas, seu entorno, considerando a vivência dos ancestrais, e se você estiver curioso(a), permita-me descrever um caso! Vamos lá?

Em um atendimento, online, que fiz há alguns meses, a situação envolvia uma mulher que se queixava de dificuldade de ter um entendimento com o pai de sua filha. Eles estavam separados há três anos e ambos já tinham outro relacionamento. Ao abrir a constelação ficou claro que as brigas tinham haver com a falta de inclusão de uma situação vivida pelo pai desse ex marido, e quando se validou os sentimentos desse homem, o ex-casal passou a se entender. Pois, muitas vezes, os desentendimentos têm ligação com o sistema de quem veio antes, num processo de compensação de um sofrimento não exposto. Assim, o conflito se diluiu e o entendimento ficou possível.

Talvez, você até ache estranho que uma questão tenha a ver com outra, mas posso garantir que existem muitas coisas no campo do não visto, do que pertence a força energética que circula nas atitudes que cada um recebe e emite para os outros.

Bom, estou curiosa em saber como você tem lidado com todas as mudanças desde o início da pandemia e o Somos humanos vivendo nossa humanidade! que você sente de abalo emocional consigo e com quem você convive. Daí gostaria que você respondesse nos comentários essas perguntas porque vou ler com atenção!

• O que você tem feito para ficar bem, digo psicologicamente bem?

• Você tem usando mais o celular nesses últimos dois anos?

• E o que tem visto mais, ultimamente?

• Seus hábitos mudaram para seu alívio ou para seu desespero?

• Você sabia que as sessões de terapia online com psicólogos e terapeutas aumentaram 80%? Isso porque, mesmo já podendo circular, sem dúvida, um período longo de confinamento aumenta a produção de cortisol (hormônio do medo) e muda a forma de pensar e a relação com tudo e todos em volta?

• Sem contar com toda “bagunça” estrutural que sofreram as pessoas que perderam entes queridos decorrente do vírus e suas complicações?

• Você teve perda de alguém próximo? Já falou com alguém sobre seus sentimentos?

• Você tem feito o que para se proteger da enxurrada de notícias ruins, que apesar da diminuição das mortes por covid, trazem guerra internacional e aumento da inflação, por exemplo?

O aumento da busca por soluções para os sintomas como ansiedade, pânico, insônia e perda da libido, reforçam os atendimentos terapêuticos, que incluem:

• Podcast de meditação, exercícios, consultas online, junção das várias terapias integrativas com os recursos da medicina convencional.

Qual assunto você gostaria de discutir se participasse de uma roda de conversa ou live com uma psicóloga ou terapeuta?

As nossas vivências diante dessa pandemia ainda vão conduzir muitos de nós a ajudar alguém que cai em depressão como também vai levar muitos profissionais da ajuda, como eu, a tomar o caminho de volta aos consultórios psicológicos e terapias diversas, na aceitação de que não somos infalíveis ou imunes a sofrer as consequências inevitáveis do caos que se vive hoje.

Num desabafo, um cliente que atendi me revela:

“VOCÊ ME DISSE UM DIA ‘EU VEJO VOCÊ, EU ESCUTO VOCÊ, EU PEGO NA SUA MÃO E JUNTOS REPIRAMOS ALIVIADOS’ E FINALMENTE DESCOBRI QUE HOJE, SEI UM POUCO MAIS DE MIM, E VOCÊ ME AJUDOU”

E nessa caminhada pelo equilíbrio mental, deixo aqui essas palavras por fim: “Estamos juntos e vamos descobrir como poderei ajudar, através dessa coluna. Conte comigo e seja bem vinda(o)!

Shirley Freitas do Carmo
Psicóloga, Trainner em Programação Neurolinguística (Pnl), Consteladora Sistêmica e Thetahealing. shirleyconstela@hotmail.com – 81 99555.1309

Be the first to comment on "Somos humanos vivendo nossa humanidade!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*