Treinamento funcional: Mantendo a forma, dentro ou fora das academias

Nos meses que antecedem o verão é sempre igual: quem passou o ano sedentário corre pra academia e começa a corrida para tentar ficar em forma para chegar na praia fazendo sucesso.
Mas ainda tem aqueles que não conseguem pegar o hábito de frequentar uma academia. Talvez por isso a atividade do momento seja o treino funcional. Podendo ser praticada em qualquer espaço como praia, campo, praça, ou até mesmo na própria casa, a atividade que trabalha os músculos sem auxílio de máquinas vem recebendo cada vez mais adeptos.

Danúbia Mota, de 23 anos, é uma dessas pessoas que odiava a rotina de academia e optou pela ginástica funcional que a permite fazer os exercícios em casa mesmo. “Eu precisava encontrar uma atividade física que me ajudasse a sair do sedentarismo mas odiava ir para a academia e por isso, nunca me dedicava. Já com a ginástica funcional, eu faço exercícios três vezes na semana com ajuda de um personal”, explica a estudante universitária.

A ginástica funcional é uma modalidade bem dinâmica e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais. O Treinamento Funcional é conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas combinadas com vários exercícios relacionados à especificidade da pessoa que está praticando. Utiliza-se instrumentos como bola, corda, cones, elásticos e demais acessórios mas o principal equipamento utilizado é o peso do próprio corpo, é assim que conta o Educador Físico, Maurício Magalhães. “Os treinos incluem circuitos que alternam corridas em areia fofa, levantamento de peso, agachamentos e outros exercícios, sempre de acordo com o limite da pessoa que estiver fazendo a atividade”, explica.

Pode parecer leve, mas a ginástica funcional possui diversos benefícios como a tonificação muscular e o emagrecimento. “Como o treino funcional envolve diversas capacidades físicas, o gasto energético é bem maior, por isso a perda de peso também é mais rápida”, garante o orientador. Além disso, a atividade contribui com melhora da flexibilidade, otimização da coordenação
motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório.

Assim você estará em forma e saudável em diversas estações do ano.


Fernanda Sales
www.about.me/fernandasales

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