Vantagem competitiva através da gestão na produção

A diferenciação do produto oferecido e a melhoria contínua dos processos produtivos podem contribuir para que as empresas destaquem-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Um conjunto de ações e atividades desenvolvidas na administração de uma empresa, ajudam a organizar a produção e assim gerar mais receita, fazendo com que se tenha margens suficientes para novos investimentos na área de inovação e competitividade.

Um melhor nível de qualidade dos produtos produzidos, também somam na hora da avaliação e percepção do cliente sobre seu produto comparado aos dos concorrentes. Planejamento e controle são palavras-chave neste processo que a prática em algumas situações prevalece sobre a teoria.

Quando falamos que a qualidade do produto é fundamental para uma empresa competitiva, queremos dizer que quanto menos problemas no produto, menos chances para o retrabalho de correção, consequentemente menos gargalos, resultando na diminuição dos custos de produção, além da garantia e aumento da satisfação dos clientes.

Exemplificação de fatores competitivos que implicam no desempenho das empresas:

Portanto os fatores competitivos estrategicamente direcionados para objetivos de desempenho resultam em ganho de produção e mercado. Outros fatores não citados acima, também podem ser importantes, desde que sejam planejados e avaliados de forma correta.

Não podemos esquecer dos compromissos socioambientais das empresas além da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Utilize-se do capital intelectual de seus colaboradores e transforme-os em resultados satisfatórios que agreguem valor aos produtos de forma criativa.

Leonardo Oliveira – Bel. em Administração de Empresas – FAFICA. Pós-Graduando – MBA Internacional em Gestão e Marketing UNIFAVIP/DeVry.

Be the first to comment on "Vantagem competitiva através da gestão na produção"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*