Você sabe o que é constelação familiar sistêmica?

Olá eu me chamo Shirley sou psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco e fiz formação em Gestalt terapia. Em 2010 me tornei terapeuta integrativa em Constelação. Desde então, trabalho como consteladora e também como facilitadora de Thetahealing, uma outra ferramenta de autoconhecimento dentre as chamadas Terapias Integrativas.

Há mais de 30 anos, um alemão chamado Bert Hellinger criou um instrumento terapêutico a partir da sua experiência como filósofo, pedagogo, psicanalista e facilitador de grupo com especialidade em terapia familiar.

A Constelação Familiar Sistêmica ganhou esse nome porque seu criador comparou a formação familiar à Via Lacta, onde a Estrela Sol mantém um equilíbrio entre os planetas e seus satélites e demais seres cósmicos. E como acontecimentos causam desordem chamados emaranhados, ou seja, violências, tragédias, divórcios, suicídios, acidentes ou até mal-entendido, amores interrompidos, exclusões de membros da família por conceitos morais ou padrões socio culturais, religiosos, em tempos remotos, ocorridos com ancestrais passam a interferir na vida atual de descendentes por exemplo.

A Via Lacta é um sistema assim como a família com seus membros onde no fenômeno da convivência ocorrem, de forma visível, conflitos de relacionamento, mas, existem muitos movimentos sutis e até imperceptíveis. Os abortos espontâneos ou provocados, a morte precoce de pai ou mãe, relações extraconjugais, filhos não assumidos, interferem no movimento de vida das pessoas, a partir do julgamento, que faz com que haja uma distorção da percepção e gere necessidade de compensação.

Um bom exemplo é quando um filho ou filha cresce com sentimento de raiva por um dos pais, quando o ancestral não tem o respeito dos descendentes, quando há busca (consciente ou inconsciente) em fazer o que o excluído não fez ou no desequilíbrio do dar e receber existe alguém que se submete a dor ou imprime dor no outro com seus comportamentos tornando o sistema caótico.

A constelação de forma individual ou dentro do campo sistêmico grupal, sem julgar nada nem ninguém, desata os nós do emaranhado.

A Constelação inicialmente, era feita para famílias, hoje, atua no campo das organizações, da saúde (doenças e sintomas), da educação e mais recentemente no âmbito jurídico, com o direito Sistêmico, auxiliando no processo de mediação e conciliação.

Todos nós fazemos parte de um sistema, onde o todo é maior que a soma das partes envolvidas. Esse conceito faz com que a Constelação amplie a consciência das relações e o papel que cada um exerce nessa dinâmica. Quando uma pessoa se desloca do lugar de filho, pai, mãe, professor, chefe, dentro do sistema e desrespeita às leis de equilíbrio, a bagunça emocional transforma amor em dor, ação em estagnação. Então, quando você abre o campo sistêmico, através de uma constelação, para olhar o problema, sem julgamento, mas, com respeito ao que aconteceu, tudo toma uma ordem natural e a vida pode fluir.

Então, é isso, espero ter aguçado sua curiosidade. No mais, é como diz o ditado: para aprender a nadar é preciso entrar na água. Venha e agende sua constelação. Será um prazer ajudar você a dissolver padrões que impedem seu pleno sucesso nas várias áreas da vida!

Shirley Freitas do Carmo

Psicóloga, Trainner em Programação Neurolinguística (Pnl), Consteladora Sistêmica e Thetahealing. shirleyconstela@hotmail.com 81 99555.1309

Be the first to comment on "Você sabe o que é constelação familiar sistêmica?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*