Como atender inovando a experiência do cliente?

Em todas as épocas precisamos atender com excelência o cliente, não só no período de final de ano. Porém em dezembro as demandas crescem, as vendas são mais espontâneas… e para isso é importante estarmos atentos para superar a expectativa dos clientes!

Mas na verdade o que estamos encontrando nos pontos de vendas e no atendimento online são profissionais e empreendedores que não estão preparados. Pois é… isso mesmo, é uma realidade não conseguir posturas ou diálogos de acordo com a necessidade do cliente.

Então, é essencial que a satisfação do cliente esteja à frente do seu negócio, sendo imprescindível traçar objetivos para o atendimento. Aqui compartilhamos técnicas para repensar a experiência do cliente:

1º Entender o cliente: prever perguntas e abordagens para acolher todas as demandas do cliente, como conversar com o cliente, saber como é que o cliente precisa, como vai querer o seu serviço ou produto…

Então, em diversos segmentos o negócio precisa dialogar com o cliente. Seu público também é o termômetro para perceber o interesse das pessoas pelo produto ou serviço. Assim, saber quais os benefícios os clientes desejam com a solução que você oferece.

Atender ouvindo o cliente e trazendo soluções, isso mesmo! É preciso estabelecer uma boa interação com o cliente para obter um retorno do seu nível de satisfação.

2º Inovar no atendimento: entender que a cultura do atendimento está mudando, isso mesmo! Quais as mudanças estão prevalecendo no atendimento? Quais os novos comportamentos do cliente?

Atenção ao que os clientes buscam no momento, por exemplo, eles estão aptos a economizar… Pense como seu produto ajuda o cliente a economizar, e não é só preço, não é só oferecer desconto ou promoções. Claro que isso atrai bastante… mas vai além na durabilidade, na sustentabilidade e como aquele produto vai melhorar a vida do cliente.

Pois o cliente é conquistado pelas soluções na hora de atender, com agilidade, humanização e confiança. Então, como sua equipe está aprendendo e renovando a experiência do cliente?

3º Organizar o negócio: em todo fluxo de atividades, em atendimento é preciso conhecer o processo. Você entende a jornada do seu cliente no atendimento? Quais as etapas que sua equipe realiza em todo o atendimento?

Desta forma, é essencial planejar o que vai ser feito em cada situação com o cliente. Assim, faz-se necessário mapear o passo a passo do atendimento, dos materiais e do ambiente onde você trabalha. Também os recursos tecnológicos para o seu atendimento, fazer a revisão dos equipamentos, se está tudo funcionando de acordo com as demandas do cliente!

Assim, torna-se fundamental preparar a gestão e as práticas do seu negócio para melhorar cada vez mais a experiência do cliente. Conte com os consultores Inser Gestão e feliz 2022!

Cátia Maciel
Consultora, Mestra em Gestão Inovação e Consumo (UFPE), Administradora, especializada em Gestão de Pessoas e Comercial. Empreendedora e escritora do livro “Cliente! A transformação da cultura do atendimento”. Acesse: insergestao.com.br @insergestao

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