Como Funciona o Sono

O ato de dormir é um processo natural, necessário, que se repete a cada 24 horas e que exerce uma função primordial no equilíbrio e na restauração do corpo e da mente.

Estudos revelam que aproximadamente 60% da população mundial sofre com insônia e esse número tende a aumentar. A privação do sono leva a prejuízos irreparáveis no dia-a-dia, como: sonolência, perda de memória e de produtividade, diminuição do desempenho físico, intelectual e sexual.

Engana-se quem acredita que dormir é o simples ato de deitar e fechar os olhos. Para que você tenha um sono reparador é necessário a correta passagem pelos estágios do sono, entre suas duas fases, várias vezes durante a noite.

A primeira fase contém quatro estágios, que juntos, são caracterizados como Sono de Ondas Lentas, ou sono Não-REM; a segunda, um único estágio chamado sono paradoxal ou sono REM.

O sono Não-REM ou Sono de Ondas Lentas é o responsável por proporcionar: diminuição da pressão arterial, da frequência respiratória e cardíaca; relaxamento muscular; descanso físico do corpo; liberação de hormônios; redução da motilidade gastrointestinal, da atividade metabólica dos órgãos e dos tecidos.

Apresenta a seguinte divisão:

Estágio I (Não-REM)

Inicia o processo de relaxamento corporal, a liberação de melatonina e a indução de sonolência. Apresenta fácil despertar e está compreendido entre 5 e 10 por cento do sono.

Estágio II (Não-REM)

Aprofundamento do sono, ainda considerado um sono relativamente leve. Nesse estágio ocorre a diminuição da temperatura corporal, dos ritmos cardíacos, respiratórios e metabólico, além do relaxamento muscular. Dura entre 30 a 60 minutos e compreende 40 a 50 por cento do sono.

Estágio III e IV (Não-REM)

Por fazerem interpenetrações entre si, será apresentado de forma conjunta. Nesse nível ocorre há liberação de hormônios, como: o Hormônio do Crescimento (GH) e Leptina (saciedade). O relaxamento muscular é considerado intenso e por ser um estágio mais profundo, associa-se a reparação física do corpo, ou seja, a sensação de descanso. Compreende cerca de 20 por cento, podendo chegar a consideráveis 30 por cento do sono.

O primeiro Sono REM ocorre em aproximadamente 90 minutos após iniciar o estágio I. Pode variar de acordo com a faixa etária e é percebido pelos movimentos oculares rápidos em um único estágio.

Estágio V – Único (REM)

É conhecido como Sono Paradoxal ou Sono Dessincronizado, devido as suas características eletroencefalográficas semelhantes a vigília durante o sono profundo. Sua principal função é o aprimoramento das funções cognitivas como: consolidação da memória; fixação do aprendizado; melhora do raciocínio lógico e matemático, do foco e da concentração. Ocorre, também, a liberação de hormônios como a testosterona, responsável pela libido sexual e a manutenção da massa muscular. A ocorrência dos sonhos que nos recordamos, também acontece nesse período e dura de 5 a 30 minutos por ciclo.

Em um sono de qualidade, a medida que o corpo vai descansando a duração do Sono REM aumenta, gastando menos tempo na fase Não-REM do sono. Contudo, sempre que a pessoa acorda volta aos estágios iniciais do sono, ou seja, reinicia o ciclo – o que interrompe o processo de reparo contínuo do organismo.

Realizar corretamente os ciclos é fundamental para o sono reparador. Um Sono Reparador é constituído de uma relação de eficiência (tempo em que você dorme, em relação ao tempo total em que se mantém na cama para o sono noturno) superior a 85%. Portanto, para conquistar um sono de alta qualidade você deve realizar de 5 a 6 ciclos completos em um período de 7 a 8 horas de sono noturno.

Nesse contexto a escolha do colchão correto irá impactar diretamente nas suas noites de sono, na sua qualidade de vida e da sua família.

Por isso, a Kenko Patto do Brasil, desde 1983 dedica tempo e investimento no desenvolvimento de colchões terapêuticos, com alta tecnologia, certificados e cientificamente projetados para acomodar perfeitamente o corpo sem comprimir os ossos, as articulações e os vasos sanguíneos, além de manter a sua coluna alinhada, Como funciona o sono proporcionando um cuidado único com a postura.

 

Be the first to comment on "Como Funciona o Sono"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*